Ministra da Justiça pede "compromisso claro e inequívoco" dos países contra terrorismo

Agência Lusa , JGR
10 mai 2022, 21:34
Ministra da Justiça: Catarina Teresa Rola Sarmento e Castro (Fonte: site do Governo)

A ministra realçou que se deve "olhar cada vez mais de perto" a pobreza, a desigualdade, a exclusão e a discriminação como "catalisadores do terrorismo e do extremismo violento"

A ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, considerou esta terça-feira fundamental que os países "assumam um compromisso claro e inequívoco com a prevenção e repressão do terrorismo", defendendo que é preciso "abordar as suas causas".

Catarina Sarmento e Castro participou esta terça-feira, em representação de Portugal, na Conferência Internacional de Alto Nível sobre Direitos Humanos, Sociedade Civil e Combate ao Terrorismo, que se realizou em Málaga, em Espanha.

"É fundamental que os Estados assumam um compromisso claro e inequívoco com a prevenção e repressão do terrorismo e as atividades relacionadas", disse, considerando "essencial abordar as suas causas profundas, medir o seu impacto nas sociedades e analisar as causas sociais que o alimentam".

A ministra realçou que se deve "olhar cada vez mais de perto" a pobreza, a desigualdade, a exclusão e a discriminação como "catalisadores do terrorismo e do extremismo violento", apontando "a cooperação internacional efetiva" como o "primeiro passo para combater um dos mais graves atentados aos direitos humanos".

A titular da pasta da Justiça reiterou o compromisso de Portugal em manter uma "abordagem multilateral" no combate ao terrorismo, assinalando o "aumento de ataques terroristas por meios digitais".

Segundo Catarina Sarmento e Castro, a pandemia da covid-19 "exacerbou alguns dos problemas subjacentes" e "levou o recrutamento e a propaganda" terroristas "cada vez mais para a internet".

Política

Mais Política

Patrocinados