REVISTA DE IMPRENSA || Multas começam a ser aplicadas em junho
A GNR já sinalizou mais de 10 mil terrenos para limpeza florestal até 31 de maio, superando as notificações do ano passado, avança o Jornal de Notícias. Os trabalhos, essenciais para prevenir incêndios, estão a ser adiados pela chuva, pela escassez de mão de obra e pelo elevado custo - até mil euros por hectare.
As multas começam a ser aplicadas em junho, no âmbito da campanha Floresta Segura 2025. Leiria, Bragança e Santarém lideram nas notificações, enquanto Évora e Portalegre registam menos casos. Apesar de menos ocorrências de incêndio este ano, a área ardida mais do que duplicou: de 1700 para 3700 hectares, sobretudo no Norte.
“Há quem espere até ao último dia ou não consiga contratar empresas”, explica o tenente-coronel Ricardo Vaz Alves, da GNR, acrescentando que o objetivo, garante, é corrigir infrações, não multar.
As empresas dizem que não têm mãos a medir e enfrentam dificuldades em recrutar. Já os custos estão a subir 10% a 15%, pressionados pela inflação e manutenção de equipamentos.