Sismo de magnitude 7,5 atinge o norte de Peru

Beatriz Céu , com Lusa (atualizada às 12:45)
28 nov 2021, 11:16
Sismo

O sismo foi registado pelas 10:52 (hora de Lisboa), a 45 quilómetros a norte da cidade costeira de Barranca

Um terramoto de magnitude 7,5 na escala de Richter atingiu, este domingo, o norte de Peru, avançou a agência Reuters, que cita o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC, na sigla a inglês), citado pela Reuters.

De acordo com aquele centro, o tremor de terra foi registado às 10:52 (hora de Lisboa, 05:52 horas locais), a 45 quilómetros a norte da cidade costeira de Barranca, Peru, com uma profundidade de 112 quilómetros.

Não foi emitido nenhum alerta de tsunami pelo Sistema de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos.

O sismo foi sentido em todo o norte e centro de Peru, e algumas pessoas saíram das suas casas por precaução, de acordo com relatos da imprensa local. 

O autarca de La Jalca, um distrito da província de Chachapoyas, adiantou que várias casas foram destruídas, provocando ferimentos ligeiros em três pessoas, e que parte da torre da igreja local colapsou.

Antes, à 01:32 locais (06:32 em Lisboa), a capital, Lima, e a costa central do Peru já tinham sido abaladas por um sismo com a magnitude de 5,2 graus na escala de Richter, desconhecendo-se ainda a existência de vítimas ou danos materiais.

O Peru encontra-se na denominada zona da Cintura do Fogo do Pacífico, onde ocorre cerca de 80% da atividade sísmica mundial.

Mundo

Mais Mundo

Mais Lidas

Patrocinados