Tenista russa muda de nacionalidade para disputar Wimbledon

19 jun 2022, 23:44
Natela Dzalamidze

Natela Dzalamidze vai passar a ser georgiana

A tenista russa Natela Dzalamidze mudou de nacionalidade para poder participar no torneio de Wimbledon, que proibiu a participação de atletas russos e bielorrussos após a invasão da Ucrânia.

A atleta de 29 anos, que segunda-feira estará em 43.º lugar no ranking mundial de duplas da WTA, vai passar a ser georgiana de forma a poder alinhar com a sérvia Aleksandra Krunic.

Citado pelo The Times, um porta-voz do All England Club, que organiza a prova do Grand Slam, assume que o organismo não tem forma de reagir à mudança de nacionalidade de Dzalamidze.

«A nacionalidade de um jogador, definida pela bandeira sob a qual ele participa em eventos profissionais, é um processo reconhecido que é regido pelos circuitos (ATP e WTA) e pela Federação Internacional de Ténis», justificou.

O torneio de Wimbledon começa a 27 de junho sem a presença de vários tenistas, entre os quais o número um do mundo, o russo Daniil Medvedev, e a bielorrussa Victoria Azarenka, 20.ª na hierarquia da WTA.

De referir que, há um mês, Dzalamidze, que agora fica livre de vetos aplicados aos desportistas russos, competiu em Roland Garros sob bandeira neutra.

Relacionados

Patrocinados