Torneio de Basileia anuncia presença de Roger Federer

26 abr 2022, 16:08
Roger Federer em Wimbledon 2021 (Neil Hall/EPA)

Oranização do ATP 500 helvético confirmou a entrada oficial do tenista na prova, mas ainda não há confirmação oficial que este volte à competição

Roger Federer, afastado da competição desde julho de 2021, tem presença garantida no torneio ATP 500 de Basileia, na sua cidade natal, em outubro, segundo anunciou a organização.

Os organizadores confirmaram que Roger Federer, atual 41.º do ranking mundial, «entrou oficialmente no torneio», no qual se apresentará como número 9 do Mundo (ranking protegido). Este é o primeiro torneio ATP a confirmar a participação do helvético num evento do circuito profissional em 2022, sendo expectável também que seja o primeiro após longa ausência por lesão.

O vinte vezes vencedor de torneios Grand Slam – tantos quantos o sérvio Novak Djokovic, ambos a um do recorde do espanhol Rafael Nadal, com 21 – jogou pela última vez a 7 de julho de 2021. quando perdeu nos quartos de final de Wimbledon, com Hubert Hurkacz, por 6-3, 7-6 (4) e 6-0.

Pouco depois, foi operado à cartilagem do menisco da perna direita, a terceira cirurgia a esse problema no espaço de ano e meio.

Numa entrevista a um jornal suíço, em novembro, Federer admitiu que deveria falhar Wimbledon, que vai começar a 27 de junho, e assumiu não saber se voltaria a jogar novamente ao mais alto nível, apesar de «desejar ver por uma última vez do que seria capaz de fazer como tenista profissional».

Já em fevereiro, o antigo número um tinha anunciado, juntamente com Nadal, que tencionava participar na Laver Cup, em Londres, de 23 a 25 de setembro: seria o regresso à ação, mas numa prova de equipas (e de exibição), criada pela empresa que gere a sua carreira.

Roger Federer venceu o indoor da Suíça por dez vezes, incluindo as três últimas edições, em 2017, 2018 e 2019, já que em 2020 e 2021 não se disputou, devido à pandemia da covid-19.

Relacionados

Patrocinados