Ciclone Danielle vai afetar Portugal: prepare-se para a chuva, trovoada e ventos fortes

CNN Portugal , FMC
10 set 2022, 18:16

A depressão vai atingir o país este domingo e há avisos para quase todo o país. IPMA alerta que pode haver cheias

O ciclone extratropical Danielle vai afetar a Península Ibérica a partir da tarde deste domingo, "originando uma alteração significativa do estado do tempo no continente", segundo um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitido este sábado.

Se o dia deste sábado é marcado por sol e temperaturas altas, o mesmo não se pode dizer de domingo e da próxima semana. O ciclone Danielle, que chegou a ser considerado um furacão e deixou o arquipélago dos Açores em alerta, ainda que não tenha atravessado as ilhas, tem agora como rota a Península Ibérica. 

Segundo comunicado emitido esta tarde, a depressão chega então no domingo, com "massas de ar quente e instáveis, com elevado conteúdo em vapor de água, e que a partir do final da tarde de domingo irão originar períodos de chuva ou aguaceiros no litoral a norte do Cabo Espichel, que serão por vezes fortes, acompanhados de trovoadas e rajadas fortes a partir da madrugada de dia 12."

O instituto meteorológico alerta ainda que o cenário de chuva "deverá manter-se ao longo da semana", deixando em aviso amarelo todos os distritos continentais no dia 12 de setembro, sendo que em alguns o alerta de "precipitação por vezes forte, ocasionalmente acompanhada de trovoadas e rajadas fortes" poderá estender-se até à tarde terça-feira.

Este é o caso dos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, que estão sob aviso amarelo entre as 15:00 de segunda-feira até as 16:00 de terça-feira.

Nos distritos de Beja e Faro, o alerta mantém-se entre as 09:00 e as 21:00 de segunda-feira. 

Os distritos de Évora, Leiria, Portalegre e Santarém deverão ter atenção segunda-feira entre as 12:00 e as 21:00.

Lisboa e Setúbal estarão em alerta durante poucas horas na manhã de segunda-feira, entre as 06:00 e as 11:00.

Já este domingo, as regiões de Madeira-R. Montanhosas e de Madeira-Costa Sul, no arquipélago da Madeira, ficam em aviso amarelo entre as 03:00 e as 12:00. As restantes regiões mantêm-se sob aviso verde, bem como todo o arquipélago dos Açores. 

Durante os dias 12 e 13 de setembro, na faixa costeira ocidental, o vento poderá ter rajadas que atinjam os 65 km/h, sendo que nas terras altas a velocidade poderá atingir os 75 km/h. O IPMA deixa ainda o alerta para a agitação marítima, com as ondas a sofrerem um aumento entre 2,5 e 3,5 metros de altura, a partir de 12, que se manterá até ao final do dia 13 de setembro. 

No documento, é ainda deixado o aviso para a possibilidade de cheias na sequência do grande período de seca atravessado nos últimos tempos e de solos queimados que não permitem uma infiltração tão eficaz. "Dependendo da intensidade local da precipitação, poderão ocorrer cheias rápidas em meios urbanos", acrescentam. 

O sol que predominou este sábado dará lugar a nuvens e um aumento de nebulosidade a partir da tarde de domingo, avisa o IPMA no Twitter. 

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados