Prepare-se para mais uma onda de calor e noites tropicais. E desta vez os termómetros devem passar os 40 graus

23 jun, 16:06
Calor (Getty Images)

O início do verão, no sábado, trouxe temperaturas amenas, mas a partir desta quarta-feira as temperaturas vão subir consideravelmente em todo o território nacional. O fim de semana será marcado por temperaturas altas

As temperaturas vão subir bastante a partir de quarta-feira e em várias zonas do país os termómetros vão atingir e até mesmo ultrapassar os 40 graus. Uma onda de calor com noites tropicais (a partir dos 20 graus de mínima) que vai manter-se até ao fim do mês.

Ainda que esta segunda e terça-feira sejam marcadas por “maior nebulosidade, nuvens e condições propícias para aguaceiros e trovoadas”, tendo já sido registada esta segunda-feira trovoada no interior alentejano, a meio da semana o cenário será diferente. “A partir de quarta-feira, com o vento a soprar já do quadrante Oeste-Noroeste, e com menos nebulosidade, a temperatura vai novamente subir“, explica a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Paula Leitão, à CNN Portugal. 

Quinta-feira será, assim, marcada por uma “acentuada subida” das temperaturas. “Voltamos a ter um fluxo que favorece o transporte da massa de ar quente e seca que está no interior da Península Ibérica e Norte de África”, aponta a especialista, sublinhando que “as condições meteorológicas organizam-se de maneira a que a temperatura tenha condições para subir bastante”. 

Pelo menos até ao final do mês, e até no arranque de julho, todo o território nacional vai ser afetado por esta onda de calor, com especial incidência na região do Alentejo, mas também em Castelo Branco e Santarém, onde as temperaturas podem ultrapassar os 40 graus - Beja pode chegar aos 43.

Na cidade do Porto, “representativa da faixa costeira ocidental”, as temperaturas deverão chegar a valores próximos dos 30 graus. “Tanto nas regiões com influência marítima como na cidade do Porto a temperatura deverá chegar a cerca de 29, 30 graus”, antecipa Paula Leitão, referindo-se à brisa frequente nas zonas costeiras que permite que a temperatura não suba tanto como no interior. 

Na Grande Lisboa esperam-se, a partir de sábado, temperaturas iguais ou superiores a 36 graus, e no domingo e segunda-feira as máximas podem chegar aos 39 graus e as mínimas a 23 graus. 

Castelo Branco, Évora e Beja serão os distritos com as temperaturas mais elevadas.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia
IOL Footer MIN