Inundações em São Miguel fecham escolas no Nordeste

Agência Lusa , BMA
23 nov 2021, 18:55
Na ilha de São Miguel, Açores

IPMA eleva para nível laranja o aviso de precipitação para o grupo Oriental, mantendo-se os restantes grupos com aviso amarelo

O mau tempo que se faz sentir nos Açores provocou desde a manhã 29 ocorrências na ilha de São Miguel, entre inundações em casas e vias públicas, obrigando ao encerramento das escolas no concelho do Nordeste.

Fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) especificou que as 29 ocorrências foram registadas nos concelhos de Nordeste (17), Povoação (5), Ribeira Grande (2), Vila Franca do Campo (2), Lagoa (2) e Ponta Delgada (1).

Estas ocorrências dizem respeito a "obstrução de vias, inundação de vias, inundações de habitações e derrocadas", acrescentou a mesma fonte, sem adiantar mais detalhes.

No concelho do Nordeste as escolas encontram-se encerradas, disse à Lusa o presidente da câmara, António Miguel Soares.

Segundo o SRPCBA, no concelho da Calheta, ilha de São Jorge, foi realojada uma família, por precaução, devido à dificuldade desta em aceder à sua habitação em função da deposição de lamas.

IPMA eleva aviso para nível laranja

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou hoje o aviso de precipitação para o nível laranja para o grupo Oriental (Sâo Miguel e Santa Maria), mantendo-se os restantes grupos com aviso amarelo pelo mesmo motivo.

Segundo o IPMA, a depressão com um sistema frontal associado que tem condicionado o estado do tempo nos últimos dias nos Açores “continuará a afetar o arquipélago, prevendo-se que possam ocorrer nas próximas horas valores acumulados de precipitação entre 20 a 40 l/m2 por hora em algumas zonas do grupo Oriental”.

O IPMA resolveu, assim, elevar o aviso de precipitação para nível laranja para o grupo Oriental, mantendo-se os restantes grupos, Central (Terceira, Faial, São Jorge, Pico e Graciosa) e Ocidental (Flores e Corvo) com aviso de precipitação amarelo.

Vai sentir-se, assim, no grupo Ocidental precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoada, até às 12:00 (13:00 em Lisboa) de quarta-feira, bem como no grupo Central, enquanto no grupo Oriental o aviso laranja vigora até às 21:00 e o amarelo até às 12:00 de quarta-feira.

O aviso laranja é o segundo mais grave numa escala de quatro e implica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados