Onde está o sol da primavera, que lhe aconteceu? Pode parecer "chocante" mas o que está a acontecer é "perfeitamente comum"

20 abr 2022, 14:06

Oscilações estão a marcar o arranque meteorológico da primavera de 2022. E vem aí mais chuva

A partir desta quinta-feira é esperada "uma descida de 4 a 6 graus nas temperaturas", sendo essa descida mais acentuada no interior, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA),

Em declarações à CNN Portugal, Pedro Sousa, meteorologista do centro de operações do IPMA, explica que esta descida de temperaturas é normal, uma vez que estamos na primavera e que "é perfeitamente comum haver oscilações de temperatura nesta época". No entanto, as temperaturas vão ter "valores significativamente abaixo da média". 

"As pessoas vão sentir mais porque viemos de uma situação de temperaturas acima do normal para a época e passamos agora para temperaturas abaixo do normal", afirma o meteorologista, explicando ainda que as previsões do início da semana davam conta de que as temperaturas iam descer cerca de dez graus e que essa descida já começou a ser sentida, daí a diferença na previsão.

Mas, afinal, porque descem tanto as temperaturas esta semana? "Portugal Continental vai ser atingido por uma massa de ar polar, trazida por uma superfície frontal fria, e como viemos de uma situação oposta - temperaturas elevadas na Páscoa -, torna-se um pouco mais chocante. Mas é o normal para a época. São oscilações típicas de primavera", explica Pedro Sousa.

O meteorologista refere ainda que além das baixas temperaturas são esperados aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, a partir desta quinta-feira. "No domingo o tempo deve melhorar um pouco, havendo uma diminuição da intensidade e frequência da chuva."

Segundo a última previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, no domingo o vento será fraco e é ainda esperado uma pequena subida da temperatura máxima, em especial na região Sul.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados