Capitania do Funchal emite aviso de vento forte para mar da Madeira
A costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira, bem como os grupos oriental e central dos Açores estão esta segunda-feira sob aviso amarelo por causa da chuva, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira vão estar até às 12:00 desta segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte e persistente, e possibilidade de trovoada.
O IPMA emitiu também aviso amarelo de vento forte com rajadas até 75 quilómetros por hora para a costa sul da Madeira e até 100 quilómetros por hora para as regiões montanhosas entre as 09:00 e as 18:00 de terça-feira.
Para o grupo central dos Açores (S. Jorge, Faial, Pico, Terceira e Graciosa), o IPMA emitiu aviso amarelo até às 09:00 de hoje também face às previsões de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoada.
O grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) está sob aviso amarelo por causa da chuva forte até às 00:00 de terça-feira.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Capitania do Funchal emite aviso de vento forte para mar da Madeira
A capitania do Porto do Funchal emitiu um aviso de vento forte para a orla marítima do arquipélago da Madeira, que está em vigor até às 06:00 de terça-feira.
O aviso tem por base as previsões do IPMA, que indicam que o vento vai aumentar gradualmente para forte a muito forte entre os 51 e os 74 quilómetros por hora durante a noite.
Quanto à visibilidade no mar, será “boa a moderada, por vezes fraca”, e as ondas, na costa sul vão aumentar até os 4,5 metros, sendo na ordem dos dois metros na parte norte da Madeira.
Devido a estas condições meteorológicas, a autoridade marítima regional recomenda à comunidade marítima e à população cuidados a ter “na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras”.
O reforço na amarração e vigilância nas embarcações atracadas e fundeadas, evitar passeios junto ao mar e zonas expostas à agitação marítima e não praticar pesca lúdica em locais que possam constituir perigo são indicações deixadas pela capitania.