Portugal inteiro sob aviso por causa do calor até meio da semana

Agência Lusa , AM - notícia atualizada às 10:48
28 jul, 08:21
Onda de calor

Quase todo o Algarve e o interior norte e centro sob perigo máximo de incêndio

Quinze distritos de Portugal estão esta segunda-feira com aviso amarelo devido ao calor, e a partir de terça-feira estará todo o território continental abrangido e pelo menos até quinta-feira.

Esta segunda-feira, apenas os distritos de Lisboa, Leiria e Aveiro escapam ao aviso.

Todos os restantes distritos estão com aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima e assim se manterão até às 06:00 de quinta-feira, com exceção de Faro, onde se prolonga apenas até às 21:00 desta segunda-feira.

Também na Madeira, na costa sul e nas regiões montanhosas, há aviso amarelo pelo mesmo motivo, até às 18:00 de terça-feira.

O aviso amarelo, o menos grave, é emitido quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Para hoje, o IPMA prevê céu geralmente limpo, vento mais intenso na faixa costeira e nas terras altas, em especial durante a tarde, e pequena descida da temperatura máxima, em especial no litoral oeste a sul do Cabo da Roca.

Évora, com 38º Celsius, será hoje a cidade mais quente e Sagres a mais fresca, com 24º.

Quase todo o Algarve e o interior norte e centro sob perigo máximo de incêndio

Quase todos os concelhos no interior norte e centro e sete concelhos no distrito de Faro estão hoje em perigo máximo de incêndio rural.

No norte e centro de Portugal continental, estão em risco máximo de incêndio todos os concelhos dos distritos de Bragança e Guarda, a maioria dos concelhos de Castelo Branco e ainda em Coimbra, Santarém e Portalegre.

No distrito de Faro, os concelhos de Lagos, Portimão, Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira estão sob risco máximo de incêndio.

Em todo o território continental, só o concelho de Esposende (Braga) não apresenta risco de incêndio.

De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio rural vai manter-se elevado nos próximos dias nestas mesmas regiões do interior norte e centro e no Algarve.

Este perigo, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Mais Lidas