Açores: chuva e vento elevam para laranja aviso do grupo oriental

Agência Lusa , BMA
28 dez 2021, 17:13
Chuva

IPMA eleva para laranja aviso do grupo oriental dos Açores devido à chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou hoje para laranja o aviso relativo às ilhas do grupo oriental dos Açores (São Miguel e Santa Maria) devido a precipitação por vezes forte, acompanhada por trovoada.

De acordo com o IPMA, o aviso laranja no grupo oriental vai vigorar das 23:00 desta terça-feira até às 14:00 de quarta-feira.

O aviso laranja é o segundo mais grave e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Os Açores estão sob os efeitos da aproximação e passagem de uma superfície frontal fria com ondulações que continuará a condicionar o estado do tempo no arquipélago.

Esperam-se rajadas de sudoeste que podem atingir os 110 quilómetros por hora nas ilhas do Grupo Central e valores acumulados de precipitação entre 20 e 40 mm acumulados numa hora, segundo o IPMA.

Nas ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo), está previsto o aviso amarelo, relativo a agitação marítima, precipitação e vento, estando previstas ondas de sudoeste de seis a sete metros, até às 05:00 de quarta-feira, segundo informação já adiantada pelo IPMA na segunda-feira.

Nas ilhas da Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa, que compõem o grupo Central do arquipélago, os avisos laranja e amarelo relativos a precipitação e vento forte são válidos até às 08:00 de quarta-feira.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados