Massa de ar polar veio para ficar. Temperaturas vão descer cinco graus

23 nov 2021, 12:03
Neve em Estremoz

As mínimas em alguns distritos do interior vão atingir valores de -1 ou 0 graus. O Algarve vai ser a única região do país a ter uma máxima de 15 graus

As temperaturas em Portugal Continental sofreram nos últimos dias uma queda muito acentuada, cenário que vai manter-se pelo menos até segunda-feira da próxima semana. 

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a massa de ar polar vinda do Norte da Europa vai agravar-se a partir de quinta-feira, dia 25. As temperaturas, em particular as máximas, vão descer entre quatro a cinco graus. Os distritos mais atingidos vão ser Guarda, Castelo Branco, Viseu, Vila Real e Bragança. 

As mínimas em alguns destes distritos do interior vão atingir valores de -1 ou 0 graus. O Algarve vai ser a única região do país a ter uma máxima de 15 graus, todo o restante território nacional vai atingir valores abaixo deste. 

Chuva e vento

Entre terça e quarta-feira, vai verificar-se alguma precipitação nos distritos do interior, passando para todo o país a partir de quinta, o dia em que se espera uma chuva mais intensa.

O vento também vai aumentar nos próximos dias na faixa costeira ocidental e nas terras altas. Isto vai fazer com que o desconforto térmico seja maior, ou seja, as pessoas vão sentir mais frio do que aquele que realmente está. 

Espera-se ainda a formação de gelo ou geada nas estradas, em particular naquelas dos distritos do interior. Na Guarda, Vila Real, Gerês e Serra da Estrela é esperada queda de neve, que pode acumular no solo acima de 1.200 metros de altitude.

Nevão na Serra da Estrela

Esta noite verificou-se um nevão na Serra da Estrela, principalmente na zona da torre. Nas redes sociais já circulam alguns vídeos que mostram a serra coberta de neve.

 

A CNN Portugal contactou a GNR e o Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco, que garantiram que não existem, neste momento, quaisquer estradas cortadas.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Mais Lidas

Patrocinados