Portugal Continental prepara-se para tempo instável com aguaceiros fortes, trovoada e granizo, especialmente no Norte e Centro, acompanhados de uma descida das temperaturas
O tempo em Portugal continental vai continuar instável, com a possibilidade de aguaceiros fortes, acompanhados de trovoada e até granizo, a marcar os próximos dias, especialmente nas regiões Norte e Centro. A instabilidade, que se fará sentir com maior intensidade a partir da tarde desta terça-feira, traz ainda uma descida das temperaturas.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta terça-feira, o céu estará muito nublado em grande parte do país. No Norte e Centro, os aguaceiros serão mais persistentes e com maior probabilidade de serem fortes e acompanhados de fenómenos elétricos e queda de granizo. O vento soprará geralmente fraco e há também a possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal na faixa costeira, em particular a sul do Cabo Carvoeiro.
As temperaturas mínimas vão descer no Sul e interior Centro, enquanto sobem no litoral Centro e Norte. Já as máximas registarão uma descida generalizada, exceto no Algarve e interior do Baixo Alentejo.
Para quarta-feira, a situação tende a acalmar, mas a instabilidade ainda se fará sentir. O céu continuará muito nublado, com aguaceiros no Norte e Centro até ao início da manhã, que poderão ser fortes e acompanhados de trovoada. No Sul, os aguaceiros serão mais fracos e dispersos.
A temperatura irá descer, com a máxima a registar a descida mais acentuada.
Já na quinta-feira, o céu deverá tornar-se gradualmente pouco nublado no interior Norte e Centro e na região Sul, com períodos de chuva fraca no litoral Norte e Centro. As temperaturas máximas vão registar uma pequena subida no Centro e Sul.