Pelo menos cinco mortos em Itália na sequência da tempestade Ciarán

Agência Lusa , AM - notícia atualizada às 9:58
3 nov, 06:13
Tempestade Ciarán afeta toda a Europa (AP)

Quedas de árvores provocadas por violentas rajadas de vento são a causa da maioria das mortes na Europa Ocidental, que sentiu perturbações significativas na quinta-feira, com portos fechados e voos cancelados

Pelo menos cinco pessoas morreram na região central italiana da Toscana em consequência da tempestade Ciarán, elevando para 12 o número de mortes na Europa.

O presidente da Toscana, Eugenio Giani, fez a atualização do número de mortes em entrevista ao canal italiano Rai News, acrescentando que a chuva forte que caiu durante a noite arrastou carros e destruiu pontes em algumas zonas da região.

"Nunca registámos tanta chuva em tão poucos minutos", publicou Giani na rede social X.

De acordo com as previsões dos serviços italianos de proteção civil, a tempestade vai deslocar-se do norte, que se encontra em alerta vermelho, para o sul do país, que até agora tem estado em alerta amarelo e laranja, dependendo do município.

As quedas de árvores provocadas por violentas rajadas de vento são a causa da maioria das mortes na Europa Ocidental, que sentiu perturbações significativas na quinta-feira, com portos fechados e voos cancelados.

Pelo menos duas pessoas morreram na Bélgica, incluindo uma criança de 5 anos, duas em França, uma no centro de Madrid, uma na Alemanha e uma nos Países Baixos.

Portugal continental sentiu também os efeitos da depressão Ciarán, com vento por vezes forte, agitação marítima e precipitação, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O instituto colocou sete distritos de Portugal continental sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima forte entre quinta-feira e hoje.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados