Factos Primeiro: qual foi a temperatura mais elevada de sempre registada em Portugal?

21 jul 2022, 18:00
Abertura da época balnear na Figueira da Foz

Pinhão em 2022? Amareleja em 2010? Amareleja em 2003? A CNN Portugal procurou esclarecer a dúvida

No dia 15 de julho, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) revelou que a temperatura no mês de julho em Portugal Continental tinha atingido um novo máximo. Pinhão, uma freguesia do município de Alijó, registou 47ºC no passado dia 14. Rapidamente surgiram dúvidas porque em 2010, supostamente, a freguesia alentejana de Amareleja, no município de Moura, tinha chegado aos 50ºC também no mês de julho. Afinal, em que é que ficamos? 

Em primeiro lugar, é importante explicar que estamos a falar de dois indicadores diferentes: uma coisa é a temperatura mais elevada de sempre em Portugal, outra coisa é a temperatura mais elevada de sempre no mês de julho. Em segundo lugar, existem as temperaturas oficiais, reveladas por institutos meteorológicos, e depois existem as temperaturas apresentadas nos termómetros de rua, como aqueles que as farmácias têm muitas vezes à porta. 

A TVI fez, em 2010, uma reportagem na freguesia de Amareleja, onde o termómetro de uma farmácia chegou a atingir, ao sol, os 50ºC.

Temperatura em Amareleja no dia 5 de julho de 2010

No entanto, não são as temperaturas dos termómetros de rua que contam, são as das estações meteorológicas. Por isso, e de acordo com os dados do IPMA, a temperatura mais elevada alguma vez registada em Portugal Continental foi a 1 de agosto de 2003, curiosamente na Amareleja: 47,3ºC. 

Se nos focarmos nos arquipélagos, o maior valor da temperatura máxima nos Açores foi a 7 de setembro de 1985 em Madalena, na ilha do Pico: 32,2ºC. Quanto à Madeira, ocorreu a 10 de agosto de 1976 no Sanatório do Monte, atual Hospital Dr João de Almada, perto do Funchal: 39ºC. 

Recordes temperaturas (Fonte: IPMA)

Se considerarmos apenas o mês de julho, de facto, a temperatura máxima do ar mais elevada foi registada no dia 14 de julho, no Pinhão com 47ºC. O anterior valor extremo para julho (46,5°C) tinha sido registado a 23 de julho de 1995, na estação da Amareleja.

Também a 14 de julho, revelou o IPMA, foram batidos recordes em mais duas estações meteorológicas - Alvega (45,7ºC) e Mirandela (45,2ºC) - e em quase metade os valores foram iguais ou superiores a 40°C.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados