Esta semana vai estar muito mais calor que o normal mas depois acaba abruptamente

13 out, 19:57
Bom tempo

Pronto, é assim o verão de São Martinho

Durante esta semana prevê-se que esteja sol e as temperaturas vão estar “bastante acima da média para a altura do ano”, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), com máximas a rondar os 29 graus Celsius. Calor que no fim de semana deve acabar, esperando-se uma mudança no tempo, já está prevista a chegada de chuva e uma descida acentuada das temperaturas, sobretudo nas regiões Norte e Centro do país. 

Nas zonas costeiras, os valores durante a semana serão um pouco mais baixos e “poderá haver alguns nevoeiros no litoral Norte e Centro”, com períodos de maior nebulosidade, com “nuvens médias e altas”, mas, em geral, vai ser uma semana de tempo seco e quente. 

A partir do fim de semana existe a possibilidade de o tempo mudar abruptamente devido à "entrada ou aproximação de sistemas frontais no noroeste da Península Ibérica". O IPMA refere que com esta alteração existe a tendência, especialmente no início da próxima semana, de o tempo ficar mais húmido, principalmente no litoral Norte, "tipicamente a região mais afetada".

O climatologista Mário Marques reforça esta previsão e explica à CNN Portugal que “esta semana teremos ainda uns dias de verão, pelo menos até à próxima sexta-feira, dia 17”. Depois disso existirá um retrocesso do anticiclone dos Açores, que irá "migrar" para Norte e permitir uma mudança de padrão no próximo fim de semana.

O especialista alerta que “no fim de semana deixaremos de ter uma área de alta pressão sobre o Continente e teremos a eventual passagem de uma depressão vinda dos Açores”, o que poderá trazer alguma chuva “sobretudo nas regiões do Norte e Centro, a partir da noite de dia 18 para 19, de sábado para domingo”.  

A partir de sexta-feira espera-se também uma descida gradual das temperaturas. De acordo com Mário Marques, “em 48 horas poderão descer entre oito a dez graus”, aproximando-se dos valores normais para esta altura do ano. No sul, a precipitação será mais escassa, embora “possam formar-se aguaceiros e trovoadas na quinta-feira (dia 16) à tarde e noite”.

No norte, a precipitação deve ser mais significativa, mas instável. O especialista refere que estas temperaturas, embora altas, são comuns nesta mudança de estação a que se costuma chamar de “verão de São Martinho”, em que podem existir fluxos de ar quente que são projetados “como algo típico do verão”. 

Meteorologia

Mais Meteorologia