Onda de calor: há um horário crítico em que não deve apanhar sol diretamente

17 jun, 08:07
Calor (Getty Images)

Num momento em que todo o país está em alerta na sequência da onda de calor que poderá levar as temperaturas a chegar aos 40 graus, a Direção-Geral de Saúde avisa que a população deve evitar a exposição solar direta nas horas de maior calor. É uma das muitas recomendações que a autoridade avança num comunicado em que explica os cuidados a ter ao longo dos próximos dias.

Beber muita água, evitar a exposição solar direta nas horas de maior calor, entre as 11 e as 17 horas, e pôr protetor solar regularmente. Estas são algumas das recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) para os próximos dias em que todo o país vai estar em alerta por causa da onda de calor vinda do norte de África.

Além da utilização de “roupas de cor clara, leves e largas, que cubram a maior parte do corpo”, tal como o uso de “chapéu e óculos de sol com proteção ultravioleta”, a população deve evitar praticar atividades que exijam muito esforço ao ar livre. 

A DGS indica também que, se tiver que viajar de carro, deve optar por escolher as horas de menor calor e não permanecer dentro da viatura se esta estiver estacionada ao sol. 

Há ainda um alerta para os grupos mais vulneráveis - crianças, idosos, grávidas e doentes crónicos - para os quais deve ser tido especial cuidado. A DGS diz que estes grupos devem evitar o contacto excessivo com o sol, que bebam água frequentemente e que se mantenham em locais frescos e arejados. Além disso, “as crianças com menos de 6 meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta.”

A DGS indica ainda que, “em caso de emergência, e se apresentar sinais de alerta (tais como suores intensos, febre, vómitos/náuseas ou pulsação acelerada/fraca)”, deve “contactar o SNS 24 através do número 808 24 24 24, ou ligar para número europeu de emergência 112.”

As recomendações surgem ao mesmo tempo que uma massa de ar quente oriunda do norte de África invade Portugal, levando a temperaturas muito elevadas em todo o território nacional, principalmente no interior do país.

Precisamente por causa do tempo quente, esta terça-feira, todos os distritos do país estão sob aviso amarelo, com destaque para Bragança e Vila Real que se encontram sob aviso laranja. A informação foi já avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que anunciou também que os avisos laranja permanecerão até às 18:00 desta quarta-feira. 

Meteorologia

Mais Meteorologia
IOL Footer MIN