Cientista de topo partilha "imagem do telescópio espacial" que era na verdade… um chouriço

CNN , Toyin Owoseje
5 ago 2022, 19:33
Choriço espanhol

Milhares de pessoas acreditaram numa imagem falsa publicada domingo. Cientista já pediu desculpa.

Um cientista francês pediu desculpa, depois de ter publicado no Twitter uma fotografia de uma fatia de chouriço afirmando que era uma imagem de uma estrela distante tirada pelo Telescópio Espacial James Webb.

Étienne Klein, um celebrado físico e diretor da Comissão de Energias Alternativas e Energia Atómica de França, partilhou na semana passada a imagem de um chouriço espanhol picante no Twitter, elogiando o "nível de detalhe" que ela mostrava.

"Imagem de Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol, situada a 4,2 anos-luz de nós. Foi tirada pelo Telescópio Espacial James Webb. Este nível de detalhe... Um novo mundo é revelado todos os dias", escreveu ele aos seus mais de 91 mil seguidores no domingo.

O post foi retuitado e comentado por milhares de utilizadores, que acreditaram na palavra do cientista.

As coisas, porém, não eram exatamente como pareciam.

Klein admitiu mais tarde, numa série de tweets de seguimento, que a imagem era, de facto, um grande plano de uma fatia de chouriço tirada contra um fundo negro.

"Bem, quando é hora do cocktail, os enviesamentos cognitivos parecem encontrar muitas coisas para se divertirem. Cuidado com isso. Segundo a cosmologia contemporânea, nenhum objeto relacionado com a charcutaria espanhola existe em qualquer outro lugar que não seja na Terra".

Depois de receber um ricochete negativo dos membros da comunidade online em relação à sua partida, escreveu: "Tendo em conta certos comentários, sinto-me obrigado a especificar que este tweet mostrando uma alegada imagem de Proxima Centauri era uma piada. Vamos aprender a ter cuidado com os argumentos de posições de autoridade tanto como com a eloquência espontânea de certas imagens".

Na quarta-feira, Klein pediu desculpa pelo embuste, dizendo que a sua intenção era "apelar à cautela relativamente a imagens que parecem falar por si próprias".

Numa tentativa de conseguir reparar o que fizera, afixou uma imagem da espetacular galáxia Cartwheel, assegurando aos seguidores que desta vez a foto era genuína.

O telescópio Webb, o mais poderoso telescópio alguma vez lançado no espaço, iniciou oficialmente as operações científicas a 12 de julho. Ele poderá espreitar dentro das atmosferas dos exoplanetas e observar algumas das primeiras galáxias criadas depois de início do universo, observando-as através de luz infravermelha, que é invisível ao olho humano.