Encontradas substâncias químicas na casa de suspeito de planear ataque terrorista em concertos de Taylor Swift

CNN Portugal , BCE
8 ago, 10:28
Taylor Swift em Lisboa, no primeiro concerto (LUSA/Miguel A. Lopes)

Concertos em Viena foram cancelados. Suspeito estava a construir uma bomba, planeava atropelar milhares de pessoas e usar um machado

As autoridades austríacas encontraram substâncias químicas na casa do principal suspeito do planeamento de ataques nos concertos de Taylor Swift em Viena, agendados para esta semana.

As buscas efetuadas à casa deste austríaco de 19 anos mostraram que o suspeito estava a avançar com "ações preparatórias concretas", tendo sido apreendidos substâncias químicas e dispositivos tecnológicos utilizados para a construção de uma bomba, adiantou à imprensa o diretor-geral de Segurança Pública da Áustria, Franz Ruf.

Segundo o jornal austríaco Kurier, o suspeito, que jurou lealdade ao Estado Islâmico, planeava conduzir um carro em direção à multidão que era esperada no exterior do estádio onde estavam previstos os concertos de Taylor Swift, em Viena, entretanto cancelados. Eram esperadas mais de 195 mil pessoas. O suspeito também ponderava utilizar facas e machados durante os ataques.

De acordo com a agência Reuters, este homem de 19 anos, natural da República da Macedónia do Norte, é considerado o principal suspeito das ameaças de ataques nos concertos da cantora norte-americana e noutros eventos em Viena. Mas não trabalhou sozinho neste plano: as autoridades locais revelaram que organizou tudo em estreita colaboração com um austríaco de 17 anos.

Os dois foram detidos quarta-feira e estão a ser investigados pela polícia austríaca.

 

 

Relacionados

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados