Euribor a três meses supera 2% pela primeira vez desde 2009

ECO - Parceiro CNN Portugal , Alberto Teixeira
9 dez 2022, 11:09
Casas (Getty Images)

Taxas usadas nos empréstimos da casa continuam a subir. Euribor a três meses ultrapassou barreira dos 2% pela primeira vez em quase 14 anos

As taxas usadas nos empréstimos à habitação continuam a subir e a dar dores de cabeça às famílias que têm de pagar a casa ao banco. A Euribor a três ultrapassou esta sexta-feira a barreira dos 2%, o que acontece pela primeira vez em quase 14 anos, atingindo 2,005%, refletindo o agravamento do preço do dinheiro pelo Banco Central Europeu (BCE).

A subida das Euribor tem impacto direto na prestação mensal da casa dos contratos com taxa variável – que representa mais de 90% do mercado de crédito à habitação em Portugal. No caso da Euribor a três meses, é usada como indexante em 30% dos contratos – a segunda mais usada, atrás da Euribor a seis meses.

Desde o início do ano que estas taxas interbancárias – calculadas nos empréstimos que os bancos fazem entre si e que são amplamente utilizadas nos contratos financeiros – estão a subir, acompanhando o aperto da política monetária do BCE, que já aumentou as taxas diretoras em 200 pontos base desde julho num esforço para controlar a inflação galopante. A próxima reunião está marcada para próxima semana, dia 15 de dezembro, e em cima da mesa está novo aumento, de 50 pontos ou 75 pontos base.

Durante muito tempo, as Euribor negociaram em valores negativos, à boleia dos juros baixos do banco central, que tentava animar a economia e evitar um cenário de deflação. Mas o contexto virou completamente após a pandemia, com os primeiros sinais da escalada da inflação a surgir de um choque de oferta com os problemas nas cadeias de distribuição e, depois com a guerra da Rússia na Ucrânia.

Progressivamente, as Euribor foram deixando o terreno negativo com o passar dos meses: primeiro foi a taxa a 12 meses em abril, que está esta sexta-feira nos 2,861%. Depois foi a taxa a seis meses em junho, que avançou hoje para 2,466, de acordo com os dados divulgados pela agência Lusa. Em julho foi a Euribor a três meses regressar a valores positivos: no espaço de pouco mais de quatro meses saltou de valores negativos para atingir os 2%.

De acordo com os dados do Banco de Portugal, é expectável que a prestação média da casa suba mais de 90 euros até final do próximo ano, tendo em conta a perspetiva do mercado de subida das Euribor para 3%.

Para mitigar o impacto da subida dos encargos com a casa, o Governo anunciou medidas que visam agilizar o processo de renegociação do contrato com o banco para evitar situações de incumprimento que podem levar, em último caso, a despejos.

A Euribor é a taxa de referência baseada na média dos juros praticados por um conjunto de 52 bancos da Zona Euro, nos empréstimos que fazem entre si no chamado mercado interbancário, num determinado prazo (uma semana, um mês, três meses seis meses e 12 meses).

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados