Ranking foi criado pela agência de classificação de produtos e segurança da aviação AirlineRatings.com, que diferenciou as escolhas entre "companhias premium" e "low-cost"
Ao planear uma viagem, não pode garantir que o voo não se atrase, que a sua mala não desapareça ou que não tenha um vizinho de lugar que transforme a experiência num pesadelo. Mas pode aliviar o seu desconforto quando as coisas correm mal, escolhendo uma marca de companhia aérea em que confia.
As viagens na Qatar Airways nem sempre correm como esperado - 12 pessoas ficaram feridas depois de um voo de Doha para Dublin ter sido atingido por uma turbulência - mas a companhia aérea ocupa sempre um lugar de destaque nas classificações globais das companhias aéreas.
Agora, depois de ter cedido a sua coroa em 2023 à Air New Zealand, a transportadora catari foi mais uma vez nomeada a melhor companhia aérea do mundo pela agência de classificação de produtos e segurança da aviação AirlineRatings.com, sediada na Austrália.
Os prémios anuais Airline Excellence Awards avaliam as transportadoras com base em 12 critérios que incluem a classificação da segurança e dos produtos, a idade da frota, a rentabilidade, os incidentes graves, a inovação, as encomendas futuras da frota e as opiniões dos passageiros provenientes de várias fontes. O painel de jurados de cinco editores, liderado pelo editor-chefe da AirlineRatings.com, Geoffrey Thomas, tem mais de 100 anos de experiência no sector.
“A Qatar Airways ficou em primeiro lugar em muitas áreas-chave, embora a pontuação para o top 10 tenha sido muito próxima”, afirmou Thomas. “As avaliações dos passageiros, no entanto, colocaram a Qatar Airways à frente de todas as companhias aéreas e a sua consistência e elevado padrão de prestação de serviços foram evidenciados nos comentários.”
Excelência na aviação
A Singapore Airlines ganhou o prémio de Melhor Primeira Classe, a Qatar Airways ganhou o prémio de Melhor Classe Executiva, a Emirates ganhou o prémio de Melhor Classe Económica Premium e a Air New Zealand ganhou o prémio de Melhor Classe Económica.
A Qatar Airways ganhou o Melhor Catering, a Virgin Australia teve a melhor Tripulação de Cabine, enquanto a Qantas triunfou com as suas áreas de lounge.
Para as viagens de longo curso, a AirlineRatings.com atribui prémios de excelência por região.
Para o Médio Oriente, a Qatar Airways foi a melhor escolha. A Korean Air triunfou no Norte da Ásia, a Cathay Pacific Airways foi a líder no Sudeste Asiático e a Air New Zealand reinou na Austrália-Pacífico. A Air France foi a primeira escolha para a Europa e a Turkish Airlines liderou no sul da Europa. A Air Canada ganhou o prémio para a América do Norte e a Latam foi a vencedora na América do Sul.
As 25 melhores companhias aéreas premium para a AirlineRatings.com para 2024:
- Qatar Airways
- Korean Air
- Cathay Pacific Airways
- Air New Zealand
- Emirates
- Air France/KLM
- All Nippon Airways
- Etihad Airways
- Qantas
- Virgin Australia/Atlantic
- Vietnam Airlines
- Singapore Airlines
- EVA Air
- TAP Portugal
- JAL
- Finnair
- Hawaiian
- Alaska Airlines
- Lufthansa / Swiss
- Turkish Airlines
- IGA Group (British Airways & Iberia)
- Air Canada
- Delta Air Lines
- United Airlines
- American Airlines
As 25 melhores companhias aéreas low-cost para a AirlineRatings.com para 2024:
Nota: AirlineRatings.com não fez um ranking, apenas enunciou as companhias por ordem alfabética
- AirAsia Group
- Air Baltic
- Air Canada Rouge
- Cebu Pacific
- EasyJet
- Eurowings
- FlyDubai
- FlyNAS
- GOL
- JetBlue
- Jet2
- Jetstar Group
- Jeju Air
- Norwegian
- Peach
- Ryanair
- Scoot
- SpiceJet
- Sun Country Airlines
- Southwest Airlines
- Transavia
- Vietjet
- Volotea
- Vueling
- WizzAir