Avaria num radar causa atrasos no aeroporto de Lisboa

4 abr 2022, 09:08
Passageiros chegam ao aeroporto de Lisboa (Manuel de Almeida/Lusa)

Situação afeta sobretudo a situação nas partidas, onde todos os primeiros voos partiram com atrasos

Uma avaria num radar de controlo de tráfego aéreo do aeroporto de Lisboa está a causar constrangimentos. O problema foi confirmado pela TAP, e no site da ANA é possível ver que um voo vindo de Luanda foi desviado, enquanto um que vinha de Milão foi cancelado. Mais tarde, a ANA Aeroportos confirmou à CNN Portugal que o voo proveniente de Angola foi desviado para Sevilha.

A companhia aérea portuguesa admite ainda a "possibilidade de alguns atrasos na operação", tanto nas chegadas como nas partidas. A TAP acrescenta ainda que a anomalia está parcialmente resolvida e que a operação está a regressar à normalidade.

Ainda segundo a informação do site da ANA, a maioria dos constrangimentos faz-se sentir nas partidas, sendo que todos os primeiros voos da manhã partiram com atraso, alguns deles com atrasos que chegaram a duas horas.

O problema deverá manter-se nas próximas horas, uma vez que vários voos previstos no horário entre as 09:00 e as 10:00 já têm indicação de hora prevista para mais tarde. É o caso dos voos com destino a Belo Horizonte e a Brasília, ambos com partida prevista para as 09:55, e cuja nova hora indicada é 11:55.

Uma falha do sistema de um dos radares do aeroporto de Lisboa provocou alguns atrasos nos voos, tendo sido possível aterrar todos os voos previstos e estando o problema quase resolvido, disse fonte oficial da NAV à Lusa, numa informação também confirmada pela ANA à CNN Portugal.

Segundo a mesma fonte, um dos radares do Aeroporto Humberto Delgado começou a apresentar problemas cerca das 06:00, o que causou alguns atrasos, mas foi possível aterrar todos os aviões que tinham a chegada programada a Lisboa.

País

Mais País

Patrocinados