TAP: Governo rejeita ter versões contraditórias sobre reunião com a presidente executiva

Agência Lusa , HCL
6 abr 2023, 21:17
A presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, na Comissão Parlamentar de Inquérito à TAP (Lusa/António Cotrim)

O Ministério das Infraestruturas afirmou que em 16 de janeiro foi informado que a TAP tinha interesse em participar na reunião do dia seguinte com o grupo parlamentar do PS e que João Galamba “não se opôs”.

O Governo rejeitou esta quinta-feira ter divulgado versões contraditórias sobre quem promoveu a reunião com elementos do executivo, deputados do PS e a presidente executiva da TAP, na véspera de Christine Ourmières-Widener ser ouvida no Parlamento.

A questão da controversa reunião ocorrida em 17 de janeiro, juntando deputados do PS, elementos do Governo e a presidente executiva da TAP, foi esta quinta-feira colocada pelos jornalistas de forma insistente no briefing do Conselho de Ministros.

Na quarta-feira, o Ministério dos Assuntos Parlamentares referiu que só fez a “ponte” para marcar a reunião virtual, já que isso lhe foi solicitado, e que não incluiu por sua iniciativa convite a Christine Ourmières-Widener.

Esta quinta-feira, o Ministério das Infraestruturas afirmou que em 16 de janeiro foi informado que a TAP tinha interesse em participar na reunião do dia seguinte com o grupo parlamentar do PS e que João Galamba “não se opôs”.

“Não há nenhuma contradição. Leiam as duas respostas”, declarou Ana Catarina Mendes.

Antes, por várias vezes, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, recusou abordar a questão desta reunião num briefing do Conselho de Ministros, alegando que a sede para esse debate é a Assembleia da República, designadamente a comissão parlamentar de inquérito sobre a gestão da TAP.

Uma reunião controversa

Christine Ourmières-Widener confirmou, na terça-feira, uma denúncia da Iniciativa Liberal (IL) sobre a reunião com o grupo parlamentar do PS, na véspera de ir ao Parlamento, em janeiro, dar explicações sobre a indemnização à ex-administradora Alexandra Reis.

O deputado Bernardo Blanco, da IL, quis saber se naquela reunião houve alguma combinação de perguntas e respostas, nos esclarecimentos a dar à Assembleia da República, ao que a gestora disse não se recordar.

“Penso que a ideia era fazerem perguntas sobre o processo e eu respondi a essas perguntas”, disse a ainda presidente executiva, acrescentando que, segundo a sua agenda, não estavam membros do Governo presentes na referida reunião, mas sim assessores e chefes de gabinete de membros do Governo.

Questionada sobre de quem partiu a iniciativa de realizar a reunião, Christine Ourmières-Widener disse que, se bem se recorda, partiu do gabinete do Ministro das Infraestruturas, que na altura já era João Galamba.

Em dezembro, Alexandra Reis tomou posse como secretária de Estado do Tesouro, tendo então estalado a polémica sobre a indemnização que recebeu quando saiu da companhia aérea detida pelo Estado, levando a uma remodelação no Governo, incluindo a saída de Pedro Nuno Santos, que foi substituído por João Galamba.

Governo

Mais Governo

Patrocinados