Afinal, TAP encomendou mesmo 79 BMW (e até já recebeu um)

Pedro Santos Guerreiro , e Paulo Passarinho
9 out 2022, 12:40

TAP encomendou mesmo 79 automóveis, como a TVI/CNN Portugal tinham avançado em primeira mão. Um já chegou - e vai ser devolvido. Cancelamento do contrato pode custar pagamento de indemnizações.

A TAP encomendou mesmo 79 BMW para as suas principais chefias, tal como a TVI/CNN Portugal tinha noticiado na passada segunda-feira na nova rubrica “As Pessoas Não São Números”, numa investigação conjunta com o portal Away. No mesmo dia, a TAP veio dizer que eram apenas 50 veículos. Agora, este domingo, em resposta a novas perguntas colocadas pela TVI/CNN Portugal, a companhia esclarece: são 79 viaturas para o grupo TAP, das quais 50 para a TAP SA. 

"A TAP assinou um contrato de renting para renovar a sua frota automóvel, incluindo 50 automóveis para a TAP SA. Outras empresas do Grupo TAP (não só a Portugália) tirariam partido desta encomenda maior da TAP SA e renovariam também a sua frota automóvel. O número total de automóveis em renting, incluindo outras empresas do Grupo TAP, seria de 79", confirma fonte oficial da empresa.  

O Grupo TAP inclui participações diretas e indiretas em várias empresas: TAP SA (o negócio de transporte aéreo da TAP), Portugália, Groundforce, TAP Manutenção e Engenharia Brasil, Cateringpor, UCS.

Questionada pela TVI/CNN Portugal, a TAP reconhece também que um dos BMW encomendados já foi entregue e que a viatura "será devolvida ao fornecedor", salientando que "a totalidade do contrato de renting, relativo a 79 viaturas, das quais 50 destinadas à TAP SA, é cancelada, tal como anunciado". 

A transportadora aérea assume ainda que, na sequência do cancelamento do contrato, "estão em curso negociações entre a TAP e o fornecedor de soluções automóveis", o que sugere que a TAP poderá ter de suportar custos pelo cancelamento do contrato de renting das viaturas, despesas estas que ainda não estão definidas. "A TAP não faz comentários sobre as negociações em curso ou hipotéticas compensações", refere a resposta oficial da transportadora aérea à TVI/CNN Portugal.

Na segunda-feira, na rubrica "As Pessoas Não São números", a TVI/CNN Portugal avançou em primeira mão que a TAP encomendara 79 BMW. A empresa garantiu que iria poupar dinheiro com a nova frota mas, logo na quarta-feiram acabou por recuar nos BMW e anunciou em comunicado que iria manter a atual frota de Peugeot mais um ano, ou seja, até ao final do contrato de renting. 

Empresas

Mais Empresas

Patrocinados