Mulheres afegãs obrigadas a usar burca em público

8 mai 2022, 13:21
Burca (AP Images)

Talibãs justificam decisão dizendo que objetivo é que mulheres "vivam com dignidade e segurança"

Hibatullah Akhundzada, o líder supremo talibã, assinou um decreto que determina o uso obrigatório de burca em público. A burca obrigatória denomina-se chadri e cobre o copo feminino na totalidade, permitindo apenas ser possível ver os olhos da mulher que o tiver a usar.

Citado pela agência France-Presse (AFP), o decreto refere que as mulheres “devem usar o chadri porque é tradicional e respeitoso” e porque “as mulheres que não são nem demasiado jovens nem demasiado velhas devem velar o seu rosto quando encontram um homem que não é membro da sua família” de forma a evitar provocações.

Para além disso, também se pode ler no decreto que os parentes masculinos mais próximos poderão ser presos ou demitidos do seu emprego no governo caso a as mulheres da família não cubram o corpo fora de casa e que, caso não tenham nada importante para fazer, as mulheres devem ficar em casa.

Sheikh Mohammad Khalid Hanafi, ministro da Promoção da Virtude e Prevenção do Vício, justificou esta decisão do governo dizendo que o objetivo é que "as irmãs vivam com dignidade e segurança".

O decreto foi tornado público este sábado, tendo sido lido por um porta-voz do Ministério para a Propagação da Virtude e Prevenção do Vício, numa conferência de imprensa em Cabul.

Os talibã durante uma cerimónia orgamizada pelo ministro Sheikh Muhammad Khalid Hanafi, onde ordenaram que as mulheres afegãs têm de cobrir o corpo todo enquanto em público. Stringer (EPA)

Desde que os talibãs chegaram ao poder, a 15 de agosto de 2021, têm sido impostas várias restrições à liberdade das mulheres, nomeadamente o direito das jovens à educação e até mesmo a possibilidade de emissão de cartas de condução para alguém do sexo feminino.

Estas restrições são semelhantes às impostas pelos talibãs entre 1996 e 2001.

Relacionados

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados