Taça: Varzim-Benfica, 0-2 (crónica)

Vítor Hugo Alvarenga , Estádio do Varzim SC, Póvoa de Varzim
10 jan 2023, 22:47

Enzo (Ben)fica

Minuto 77 do Varzim-Benfica. Enzo Fernández dá uma estocada final no encontro e deixa uma garantia no festejo: ele fica. Um momento de clara comunhão com companheiros de equipa e adeptos, no regresso ao terreno de jogo, a encerrar com um gesto claro uma das novelas de abertura deste mercado de janeiro.

Pelo caminho, como se disse, Enzo acabou com as esperanças da equipa da Liga 3, que chegou a ameaçar o empate antes do 0-2, fruto de uma boa entrada da segunda metade do encontro. Grimaldo tinha inaugurado a contagem ao logo ao quarto minuto, na cobrança exemplar de um livre direto, mas o Benfica tardou em afastar as dúvidas, enfrentando sobressaltos indesejados. Missão cumprida, ainda assim. Segue-se o dérbi.

FICHA DE JOGO

Roger Schmidt não quis correr riscos, evitando pensar em demasia no dérbi de domingo com o Sporting. O treinador do Benfica fez apenas quatro alterações no onze, em relação ao triunfo frente ao Portimonense, reabilitando Enzo Fernández e alterando as peças no setor defensivo.

David Neres, Lucas Veríssimo e Morato surgiram igualmente de início, ganhando ritmo para batalhas futuras. O extremo brasileiro, aliás, jogou apenas os primeiros 45 minutos, demonstrando estar ainda à procura dos índices físicos ideais.

O Varzim, segundo classificado na Serie A da Liga 3, apresentou-se de forma desinibida frente aos líderes da I Liga, mas sofreu um choque ao quarto minuto de jogo, quando Grimaldo cobrou de forma exemplar um livre direto à entrada da área.

O lateral espanhol, capitão na Póvoa de Varzim, apontou para o ângulo da baliza de Ricardo Nunes, levantou por cima da barreira e deixou o experiente guarda-redes sem reação. A bola ainda parece desviar ligeiramente em Julián Bonilla antes de seguir para o fundo das redes.

A equipa poveira não conseguiu contrariar a natural superioridade do adversário na primeira meia-hora de jogo. Em 5x2x3, os varzinistas perdiam grande parte dos duelos a meio-campo e permitiam inúmeras combinações nos últimos 30 metros. Nessa altura, faltou clarividência ao ataque encarnado.

Com Chiquinho a par de Enzo Fernández no comando das operações a meio-campo, Aursnes tinha liberdade para atacar e Draxler e David Neres surgiram regularmente no corredor central, baralhando as marcações. Na frente, Gonçalo Ramos. Durante largos minutos, o carrocel ofensivo do Benfica prometeu causar mais estragos. Não cumpriu.

Os homens de Tiago Margarido começaram a soltar-se a caminho do intervalo e voltaram com extrema ambição, alterando por completo o panorama. Os jogadores do Benfica foram para as cabines já em gestão, a medir esforços, convictos de que a eliminatória estava controlada. Ilusório.

O Varzim cresceu e aproximou-se com cada vez maior assiduidade da baliza de Vlachodimos, que tinha tido pouco trabalho até então. Tito Júnior caiu na área visitante, em lance com Grimaldo, e ficou a pedir grande penalidade. O árbitro mandou jogar.

Pouco depois, tendo já apresentado queixas físicas na primeira metade, Grimaldo ficou novamente estendido no relvado, pedindo a substituição. Ristic entrou de pronto, a par de Florentino. Draxler, que continua arredado dos grandes momentos a que habituou os adeptos de futebol, saiu cabisbaixo.

A formação nortenha esteve claramente por cima até aos 65 minutos. Porém, depois de um par de sustos – sobretudo um cruzamento traiçoeiro de Areias que Vlachodimos sacudiu para canto -, o Benfica ganhou maior consistência a meio-campo e foi tirando partido do crescente desgaste da equipa da Liga 3.

O líder do escalão principal já estava por cima do encontro quando Enzo Fernández assinou o 0-2 (77m). O festejo do internacional argentino, batendo no peito e garantindo aos adeptos que fica, acabou por ser o grande momento do encontro.

O Varzim procurou o golo de honra até ao apito final e fez por merecê-lo, sobretudo Areias, que ficou a centímetros do festejo ao minuto 86. Seria um prémio justo pela bela trajetória dos poveiros na Taça de Portugal. Fica a boa imagem, segue o Benfica para os quartos de final.

Relacionados

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados