O segredo para deixar de fumar pode estar no relógio do seu pulso

4 jan, 15:00
Trabalhador japonês multado por fazer pausas para fumar(The AGE/ Getty Images)

Receber mensagens motivacionais no ecrã do smartwatch tem o potencial de ajudar mais de dois terços dos fumadores a deixar o tabagismo

Na hora de deixar de fumar são muitas as estratégias a ter em conta: há quem opte por uma cessação tabágica repentina, há quem recorra a fármacos ou até a substitutos do tabaco convencional. Mas um novo estudo vem mostrar uma nova forma - e eficaz, diz - de parar de fumar: usar um smartwatch.

Segundo a investigação levada a cabo pela Universidade de Bristol, dotar os relógios inteligentes com um software que reconhece o movimento típico de mãos de um fumador, vibrando e emitindo alertas visuais no ecrã do relógio sempre que esse movimento acontece, pode ter um efeito dissuasor.

O softaware StopWatch, desenvolvido por estes cientistas, foi criado especificamente para relógios inteligentes, não sendo necessário qualquer emparelhamento com o smartphone.

Com este software, se for detetado um movimento idêntico, por exemplo, o de levar um cigarro à boca, o relógio vibra e emite uma mensagem motivacional para que o utilizador não fume. Mas se o utilizador continuar a fumar, o relógio recolhe dados sobre os movimentos de mãos e calcula uma estimativa sobre o número de cigarros fumados, emitindo também alertas com estes números, que acabam por passar completamente despercebidos a quem fuma diariamente.

Publicado na revista JMIR Formative Research, o estudo garante que esta tecnologia “tem o potencial de ajudar mais de dois terços dos participantes do teste a largar o hábito” de fumar, como se lê no site da Universidade de Bristol, que espera agora aprimorar o software para evitar mensagens repetitivas, que, no fundo, podem ter um efeito contrário ao desejado. 

Para chegar a esta conclusão, os cientistas britânicos recorreram a 18 pessoas interessadas em deixar de fumar, que ao longo de duas semanas usaram um smartwatch Android com o software de deteção de movimentos de mão. Os participantes tinham entre 18 e 70 anos e fumavam, em média, dez cigarros por dia com a mão direita.

Ao fim de duas semanas a usar este relógio, 66% dos participantes disseram que era aceitável usar o smartwatch com o software do sensor de movimento e 61% admitiram que o conteúdo das mensagens era relevante para conseguirem parar de fumar.

Relacionados

Ciência

Mais Ciência

Patrocinados