Operação "Nicotilla": desmantelada rede internacional de comércio ilícito de tabaco com clientes portugueses

Agência Lusa , BCE
21 fev 2022, 17:36
Desmantelada rede internacional de comércio ilícito de tabaco com clientes portugueses (Fotografias de GNR)

Os suspeitos adquiriam folha de tabaco em grandes quantidades, que depois trituravam e expediam por via postal para diversos locais, incluindo Portugal, onde foram identificados 10 clientes

A GNR anunciou esta segunda-feira o desmantelamento de uma rede organizada, com sede em Sevilha, Espanha, dedicada ao comércio ilícito de produtos de tabaco, no âmbito de um inquérito conduzido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Aveiro.

Em declarações à Lusa, fonte da GNR disse que a operação “Nicotilla” realizada no dia 16, com a colaboração da Guardia Civil e Serviço de Vigilância Aduaneira e a Europol, resultou na detenção de cinco homens de nacionalidade espanhola e na apreensão de cerca de duas toneladas de diversos produtos de tabaco.

Foram ainda constituídos arguidos três homens de nacionalidade portuguesa, com idades entre os 30 e 61 anos, indiciados da prática de factos suscetíveis de consubstanciar os crimes de Introdução Fraudulenta no Consumo Qualificada, Fraude Fiscal Qualificada e detenção de arma proibida.

A operação, realizada no âmbito de um inquérito que decorria há cerca de um ano e meio, teve como objetivo proceder ao desmantelamento das estruturas dedicadas à comercialização ilícita de folha de tabaco e a recolha de prova sobre a responsabilidade pela sua operacionalização.

O comandante do Destacamento de Ação Fiscal de Coimbra, Rui Chantre, esclareceu que os suspeitos adquiriam folha de tabaco em grandes quantidades, que depois trituravam e expediam por via postal para diversos locais, incluindo Portugal, onde foram identificados 10 clientes.

“Alguns destes clientes compravam a folha de tabaco para consumo próprio, mas outros procediam ao pequeno retalho, na sua zona de residência”, referiu o major Rui Chantre.

O responsável referiu ainda que um dos arguidos é um homem residente no distrito de Aveiro que seria um dos principais clientes da organização, tendo adquirido em 2021 cerca de 400 quilos de folha de tabaco triturada, o que corresponde a cerca de um quarto da quantidade enviada para o território nacional.

Segundo um comunicado da GNR, a organização criminosa agora desmantelada tinha como objetivo controlar um circuito de distribuição e comercialização marginal em território nacional e em Espanha, sustentado num “complexo esquema” de remessas de encomendas postais a partir de Espanha, com destino a distribuidores sediados em território nacional e orientado para a “dissimulação do conteúdo e ocultação de remetentes”.

Durante a operação, foi dado cumprimento a 27 mandados de busca em território nacional e seis mandados de busca em Espanha, que culminaram na apreensão de cerca de 2.250 quilos de produtos de tabaco, 520 maços de tabaco, diversas máquinas utilizadas na secagem, trituração, e acondicionamento dos produtos de tabaco, diversas matérias-primas utilizadas na produção ilícita e acondicionamento e quatro balanças.

As autoridades apreenderam ainda 37.800 euros em dinheiro, diversos meios informáticos, três armas e diversas munições e diversa documentação relevante.

De acordo com a investigação, em 2021 foram transacionadas aproximadamente sete toneladas de produtos de tabaco, das quais cerca de duas toneladas se destinaram a Portugal, resultando numa fraude estimada em mais de 163 mil euros, em sede de IEC e de IVA.

No decurso da operação foram empenhados 31 militares da Unidade de Ação Fiscal (UAF), duas equipas da forense digital da GNR, contando ainda com a participação de elementos da Europol, bem como de elementos da Guardia Civil e Serviço de Vigilância Aduaneira.

Relacionados

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados