Surto de covid-19 em Coimbra associado a discoteca com 50 casos confirmados

Catarina Machado | Cláudia Évora , AM - notícia atualizada às 16:22
23 dez 2021, 10:29
O interior da discoteca no dia 18 de Dezembro. Foto: NB Club/Facebook

Número total de positivos está ainda a ser apurado, com vários testes realizados nas últimas horas

Há um surto de covid-19 em Coimbra, associado a uma discoteca, confirmou a CNN Portugal junto de fonte da Administração Regional de Saúde. Há pelo menos 50 casos confirmados.

A CNN Portugal confirmou junto de várias fontes que se trata do NB Club e que os contágios terão tido origem no último fim de semana.

Fonte da Linha SNS24 adiantou, ainda, que dezenas de pais têm ligado para a linha de apoio. Também segundo esta fonte, alguns dos casos positivos não foram inicialmente detetados em testes antigénio (TRAg) por não terem uma carga viral alta.

Há igualmente relatos não confirmados de pais que terão dito que os filhos entraram na discoteca com certificados falsos.

Carlos Olavo, responsável pelo espaço de diversão noturna, tinha dito à CNN Portugal, durante a manhã, que "nunca foi contactado por ninguém [das autoridades de saúde]" e assegurou que, no fim de semana em causa, teve a visita "por duas vezes da ASAE para verificar se os testes estavam a ser bem realizados".

Mais tarde, o mesmo responsável garantiu também à CNN Portugal que foi entretanto contactado pelas autoridades de saúde.

Nas últimas 24 horas, Portugal registou quase 9.000 novos casos, com a ministra da Saúde a estimar que o país pode bater o recorde de mais de 16.000 casos diários.

Na última semana, a Linha SNS24 atendeu mais de 240 mil chamadas e espera "elevação da pressão" nos próximos dias.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, registaram-se mais de 1.000 novos casos de covid-19 na faixa etária dos 10-19 anos e perto de 2.000 nos 20-29 anos.

Na terça-feira, o Governo anunciou a antecipação das medidas de contenção da pandemia, decretando, entre outras decisões, o encerramento de discotecas e bares a partir da meia-noite de 25 de dezembro.

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados