Iván Jaime tem motivos para sorrir, o Sporting vai ter estreias: os onzes prováveis para a Supertaça

3 ago, 08:30
Taça de Portugal: FC Porto-Sporting (RODRIGO ANTUNES/LUSA)

Sporting e FC Porto disputam este sábado em Aveiro o primeiro troféu da temporada, pelas 20:15. Perante o que mostraram Ruben Amorim e Vítor Bruno na pré-época, estas são as nossas apostas

Sporting

As principais dúvidas prendem-se com o setor defensivo. Debast, Diomande e Gonçalo Inácio devem ser a tripla de centrais, tendo em conta que St. Juste está lesionado e Matheus Reis fica de fora por castigo por ter sido expulso na final da Taça de Portugal do ano passado. 

O mais provável é que Geny Catamo surja na esquerda, como Amorim testou no jogo do Troféu Cinco Violinos. Geovany Quenda ou Fresneda são opções válidas para a lateral direita mas antecipamos que vá Ser Quaresma. Excluímos Ricardo Esgaio devido à pouca utilização na pré-época, o que deixa transparecer que não vai fazer parte dos preferidos de Amorim.

O meio-campo deve ficar a cargo do recém-promovido a capitão Mortem Hujlmand e do nipónico Morita. Neste setor, tanto Daniel Bragança como Mateus Fernandes podem surpresas de Ruben Amorim.

No ataque à baliza, as dúvidas parecem ser poucas ou nenhumas: Trincão à direita, Gyokeres ao centro, Pedro Gonçalves na esquerda e a defender as redes leoninas estará Vladan Kovacevic, contratado nesta janela de transferências. 

FC Porto

Diogo Costa deve regressar à baliza, apesar de não ter feito qualquer jogo na pré-época (chegou tarde devido ao Euro). Na lateral direita, Vítor Bruno deve optar por João Mário, a dupla de centrais é incerta mas Zé Pedro e Otávio foram titulares no último teste (e Zé Pedro é o central que jogou mais). A ala esquerda deve ficar para o jovem Martim Fernandes, visto que Wendell regressou tarde da Copa América.

O meio-campo mais recuado, a repetir-se a essência da pré-época, deve ser composto por Grujic e Alan Varela. Ainda no meio-campo mas mais à frente - às vezes quase atrás do ponta de lança -, o lugar é de Nico González, ele que nesta pré-época surgiu em zonas mais avançadas e que se tornou uma espécie de goleador.

Perante as ausências prováveis no 11 de Chico Conceições e Pepê (chegaram tarde das seleções), a posição de extremo-direito deve ficar para Gonçalo Borges e no lado oposto deve surgir Iván Jaime, castigado o ano passado por sorrir mas que na pré-época tem sorrido à vontade a fazer golos e a jogar a titular (e Galeno parece ter a cabeça noutro lugar - Juventus?). Por fim, o avançado titular pode ser Danny Namaso - o lugar tem sido dele na pré-epoca e Evanilson também chegou mais tarde por ter estado a representar o Brasil.
 

* nota Germano Oliveira contribuiu para a escolha do 11 do FC Porto

Sporting

Mais Sporting

Patrocinados