Wenger: «Toda a gente na Europa sonha em destruir a Premier League»

24 abr 2021, 11:13
Wenger

Antigo treinador do Arsenal, agora consultor da FIFA, criticou a Superliga e diz que não entende o comportamento dos ingleses, «que têm o campeonato mais forte»

Arséne Wenger, antigo treinador do Arsenal, agora consultor da FIFA para o desenvolvimento global do futebol, diz que, se a Superliga avançasse, iria destruir a Premier League.

«O projeto nasceu morto. Desde o início não acreditei que pudesse funcionar», disse Wenger em entrevista ao Telegraph.

«O mais surpreendente de tudo foi o comportamento dos ingleses. Toda a gente na Europa sonha em destruir a Premier League. Em Inglaterra fazemos isso sozinhos», apontou.

«Não consigo perceber a lógica disto, porque os ingleses votaram a favor do Brexit e agora querem criar uma Superliga. Os ingleses têm o campeonato mais forte. A Superliga iria destruir, a 100%, a Premier League», defendeu Wenger.

«A base da nossa cultura desportiva na Europa é ter acesso, através do desempenho, a competições de alto nível. Não entendo como alguém pode acreditar que limitar a ligação entre o campeonato nacional e o acesso a uma competição de topo passaria e seria aceite pelos adeptos», disse ainda o antigo treinador.

Wenger diz que a apresentação do projeto foi feita de forma «amadora» e apontou: «Preocupamo-nos muito com a forma como os nossos melhores clubes são administrados. Pareceu ser uma solução rápida para os problemas financeiros que esses clubes têm.»

O francês disse ainda que está «muito orgulhoso da responsabilidade que os jogadores assumiram neste caso», ao manifestarem o seu desagrado. «Isso mostra que há uma grande evolução - vimos desde o início da temporada na Inglaterra que os jogadores agora fazem parte do impacto político na sociedade e com razão. Estou muito orgulhoso dessa evolução.»

Relacionados

Patrocinados