"Oinc, oinc": cientistas descobrem emoções dos porcos a partir dos sons

22 mar 2022, 09:47
Porcos (Getty Images)

Suínos fazem mais de sete mil sons em diferentes cenários, revela estudo. Ferramenta serve para avaliar o bem-estar dos animais

Grunhir, guinchar ou roncar. Há diferença entre os sons, mas estes podem transmitir as emoções dos animais? Um novo estudo sugere que sim.

"Devido ao impacto que as emoções têm na vocalização, a análise da expressão vocal é cada vez mais considerada uma importante ferramenta não invasiva para avaliar o bem-estar dos animais", revela o estudo, de acordo com o Guardian.

A pesquisa adianta que os porcos tendem a vocalizar guinchos ou "gritos" em situações negativas, enquanto os grunhidos e roncos, por exemplo, estão mais ligados a eventos positivos. Especificamente, os grunhidos começam alto e vão diminuindo a frequência gradualmente.

"Há diferenças claras nos sons emitidos pelos porcos, mediante uma situação positiva ou negativa. Nas primeiras, os sons são mais curtos e com pequenas oscilações de amplitude", disse Elodie Briefer, professora do departamento de biologia da Universidade de Copenhaga, que coliderou o estudo.

A investigação sugere mesmo que é possível assistir a uma variação na vocalização dos suínos em contextos emocionais específicos e/ou estados fisiológicos com características específicas. Os investigadores dão como exemplo as situações que incluem os porcos bebés, por exemplo, associando boas experiências/situações positivas a partir dos sons que fazem quando estão a mamar ou reunidos com os restantes membros da vara. Exemplos opostos incluem a castração, separação e abate dos animais.

Este estudo veio também desenvolver cenários hipotéticos, projetados para provocar emoções mais subtis nos animais. Os cenários incluiram uma arena com brinquedos e comida e outra correspondente, só que sem esses estímulos.

A investigação foi levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, ETH Zurique e pelo Instituto Nacional Francês de Pesquisa para a Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente. Foram registados 7.414 sons de 411 porcos em diferentes ambientes e foi publicada no início do mês, na revista Nature

As gravações foram captadas em situações distintas e seguiram os porcos desde o seu nascimento até à morte, monitorizando também o comportamento e batimentos cardíacos daqueles mamíferos, revelou a Universidade de Copenhaga.

“Ao treinar um algoritmo para reconhecer esses sons, podemos classificar até 92% dos mesmos, relacionando à emoção correta. Precisamos agora de alguém que queira desenvolver o algoritmo num aplicativo para agricultores, para que estes possam estudar as emoções e comportamentos dos animais", disse Briefer.

Relacionados

Ciência

Mais Ciência

Patrocinados