O que fazer neste fim de semana de Páscoa: 10 programas de Norte a Sul do país

16 abr 2022, 08:00
Jardim (EPA/Lusa)

Páscoa é sinónimo de descanso e tempo em família. E, de Norte a Sul do país, há muitas atividades para desfrutar em pleno desta quadra festiva: concertos, novas exposições, jogos para os mais novos. Deixamos-lhe 10 sugestões para o fim de semana

1. Há três novas exposições para ver no MAAT, em Lisboa

“Prisma” de Vhils (o nome artístico de Alexandre Farto) é uma das três exposições que faz parte da nova temporada do Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa. Este trabalho é uma instalação em grande escala que recorre exclusivamente ao vídeo e que mostra o quotidiano de diferentes metrópoles.

Uma experiência imersiva desenvolvida num contexto pré-pandemia, que convida a uma reflexão sobre as cidades, as suas rotinas e ao processo de perda de identidade, fruto da globalização. Ainda no MAAT, pode visitar outras duas exposições: "Interferências" junta obras de mais de 30 artistas que exploram a diversidade cultural de Lisboa e as diferentes expressões da cultura urbana na cidade, com as suas tensões e lutas intemporais; já “Naturezas Visuais” é o resultado de mais de dois anos de investigação crítica em ciência climática e ecopolítica. As exposições podem ser visitadas das 11:00 às 19:00.

2. Os dinossauros chegaram à Alfândega do Porto

"Dinosauria Experience" 

No Porto, na Alfândega, há uma aventura na máquina do tempo à espera de todos os fãs de dinossauros: chama-se “Dinosauria Experience” e apresenta uma coleção de dinossauros animatrónicos, que simulam o aspecto e o comportamento destes animais, extintos há 66 milhões de anos. Neste fim de semana da Páscoa o horário será alargado, tanto no sábado como no domingo, das 10:00 às 20:00.

3. Aprender receitas vegetarianas em Matosinhos

Gostava de aprender a fazer receitas vegetarianas, mas não sabe por onde começar? Se vai estar perto de Matosinhos no fim de semana esta proposta é para si. No sábado à tarde, o centro comercial Mar Shopping promove um workshop gratuito com a nutricionista e blogger Ana Isabel Monteiro. Terá a oportunidade de aprender a fazer receitas para um pequeno-almoço vegetal. O menu inclui panquecas de banana e morangos e um bolo de banana e chocolate sem açúcar. 

4. Há muito chocolate para provar em Gaia

Para os mais gulosos, há um programa feito à medida: a Festa do Chocolate decorre no centro histórico de Vila Nova de Gaia até domingo. O evento conta com um mercado cheio de produtos como ovos da Páscoa, amêndoas, licores e cervejas e uma série de experiências à volta do cacau. Há degustações, workshops e ateliers de pinturas faciais e de decoração de ovos a pensar nos mais pequenos.  

 

5. Um concerto à luz das velas no Porto

Os famosos concertos à luz das velas "Candlelight" estão de regresso à cidade invicta e este sábado há um novo espectáculo no Centro de Congressos do Porto Palácio Hotel & Spa dedicado às melhores obras de Andrew Lloyd Webber, autor de obras mundialmente conhecidas como o famoso musical "O Fantasma da Ópera".

6. Oficinas para toda a família e concertos em Viseu

Um fim de semana com atividades para toda a família, desde oficinas e workshops temáticos a exposições e concertos é o que poderá encontrar na cidade de Viseu este fim de semana. Há uma programação especial para esta Páscoa, que inclui uma mostra de doçaria na Pousada de Viseu. O programa completo pode ser consultado aqui.  

7. Passar a Páscoa nos palácios de Sintra e Queluz

Uma “Caça ao Ovo Monumental” é a sugestão da Parques de Sintra para esta Páscoa, que desafia as famílias a participarem numa experiência diferente nos Palácios Nacionais de Sintra e Queluz, no Convento dos Capuchos e no Parque e Palácio de Monserrate. Há ainda outras sugestões de atividades especiais, como um piquenique e um pedipaper no Parque e Palácio de Monserrate e uma visita exclusiva ao Palácio da Pena.

8. Uma "caça ao ovo da Páscoa" no zoo de Lisboa

Ser explorador por um dia e saltar de pista em pista numa caça ao ovo da Páscoa é a proposta do Jardim Zoológico de Lisboa, que convida miúdos e graúdos a passarem o fim de semana mais perto do Reino Animal. O desafio da caça ao ovo acontece no sábado das 10:00 às 17:00, mas no domingo o zoo também pode ser visitado e as famílias terão a oportunidade de verem tigres, chitas e leões a caçar.

9. Um passeio pelas cerejeiras em flor da Beira Baixa

As cerejeiras estão em flor e enchem de cor as paisagens da Beira Baixa. Nesta Páscoa, o bom tempo convida a um passeio por esta região e, no Fundão, há diversas atividades que permitem desfrutar da beleza dos cerejais desde passeios de tuk-tuk, voos de balão e piqueniques. Pode ainda aproveitar o festival gastronómico do município, que decorre este fim de semana, e deliciar-se com sabores típicos da região. Sugestões que podem ser consultadas aqui

10. O Algarve não é só praia: há também animação e concertos

Como é habitual, nesta Páscoa muitos portugueses escolheram o Algarve para gozar alguns dias de descanso. O tempo vai estar de feição para a praia, com as temperaturas a rondarem os 30 graus, mas, para lá dos areais dourados, há muito para ver e fazer. Em Albufeira, o sábado promete muita animação na Praça dos Pescadores, onde vai decorrer o "Albufeira Sea Fest" – um evento para pais e filhos, que junta atividades como o surf, bodyboard e paddle a concertos e gastronomia.

Em Portimão, a diversão está garantida para os mais pequenos: há carrosséis na Alameda Praça da Repúblia e “Caça aos Ovos” das 15:00 às 19:00 no Jardim Visconde Bilvar. No sábado à noite, decorre o concerto de Páscoa da Orquestra Sinfónica do Algarve, dirigida pelo maestro Armando Mota, tendo como solista o violinista João Pedro Cunha.

 

Programas

Mais Programas

Patrocinados