Sudão: exército e paramilitares estendem cessar-fogo por mais cinco dias

Agência Lusa , CNC
29 mai 2023, 20:49
Sudão (PO Phot Aaron Hoare/UK Ministry of Defence via AP)

Segundos os mediadores, Estados Unidos e Arábia Saudita, este entendimento "dará tempo para mais assistência humanitária, restauração de serviços essenciais e discussão de uma possível prorrogação a longo prazo"

O exército sudanês e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês) concordaram em prolongar por mais cinco dias a trégua que dura, em teoria, há uma semana, anunciaram nesta segunda-feira os mediadores.

O compromisso foi alcançado a poucos minutos do termo da atual trégua, que visa facilitar as negociações para uma cessação das hostilidades a longo prazo.

"A Arábia Saudita e os Estados Unidos congratulam-se com o acordo entre as Forças Armadas sudanesas e as Forças de Apoio Rápido para uma prorrogação de cinco dias do acordo de cessar-fogo que assinaram em 20 de maio de 2023", afirmaram os dois países, que mediaram entre as partes, numa declaração conjunta.

Os dois países afirmaram que o entendimento "dará tempo para mais assistência humanitária, restauração de serviços essenciais e discussão de uma possível prorrogação a longo prazo".

A guerra no Sudão eclodiu no passado dia 15 de abril entre o exército, comandado pelo general Abdel Fattah al-Burhan, e as RSF, lideradas pelo general Mohamed Hamdane Daglo, tendo os confrontos já provocado pelo menos 1.800 mortos, de acordo com dados da organização não-governamental que monitoriza conflitos ACLED.

Relacionados

África

Mais África

Patrocinados