Portugueses que pretendiam deixar o Sudão já estão fora do país

CNN Portugal , DCT
26 abr 2023, 19:10
Sudão (AP Photo/Marwan Ali)

Até ao momento, dois portugueses permanecem no Sudão

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) revela que os “vinte cidadãos nacionais que manifestaram, junto das autoridades portuguesas, intenção de abandonar o Sudão já estão fora do país”. 

Num comunicado publicado esta quarta-feira na sua página oficial, a pasta liderada por João Gomes Cravinho dá conta de que estes portugueses já se encontravam, desde segunda-feira, “afastados das zonas de maior perigo, estando agora fora de território sudanês”.

Diz o MNE que “os cidadãos nacionais que optaram por regressar a Portugal têm assegurada ajuda do Estado português para o respetivo transporte”, já os restantes cidadãos que escolheram outros destinos “estão igualmente em contacto permanente com as entidades consulares que têm acompanhado a par e passo todo este processo, desde o eclodir do conflito”.

Até ao momento, o Governo revela que dois portugueses permanecem no Sudão, “um no sul do país por opção própria, o outro em Porto Sudão”, sendo que este último “optou por aguardar por uma deslocação no quadro das Nações Unidas, organização à qual pertence”.

Pelo menos 512 pessoas morreram e 4.193 outras ficaram feridas desde o início dos confrontos no Sudão entre o exército e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF), em 15 de abril, anunciou esta quarta-feira o Ministério da Saúde.

O Sudão continua mergulhado no caos e na violência, após dias de combates entre o exército e forças paramilitares rivais.

Relacionados

País

Mais País

Patrocinados