Encarnados vencem clássico, por 2-1, e alcançam feito inédito na formação ao serem campeões em três escalões
O Benfica conquistou o campeonato nacional de juvenis pela terceira vez consecutiva. As águias venceram na última jornada o FC Porto por 2-1 e garantiram o 22.º título na categoria.
Este campeonato culmina ainda num feito histórico para o Benfica. Nunca antes as águias tinham vencido os três títulos nacionais de formação: iniciados, juvenis e juniores.
RECORDE AQUI O FILME DO ENCONTRO.
O Benfica recebia o FC Porto com a possibilidade de jogar com dois resultados. A vantagem de três pontos na classificação à partida para a última jornada permitia que as águias alcançassem o campeonato nacional com apenas um empate, já o FC Porto era obrigado a vencer para roubar o galardão aos encarnados.
Num clássico de juvenis com sabor a final, o FC Porto chegou a sonhar com o título quando Marco Silva abriu o marcador aos 44 minutos. Porém, a resposta benfiquista foi imediata: Tomás Soares, já nos descontos da primeira parte [45m+2], restabeleceu a igualdade antes do intervalo.
Na segunda etapa, o golpe de misericórdia veio aos 54 minutos, por José Neto, garantindo o triunfo à equipa de Pedro Faria e o 22.º título sub-17 do clube - reforçando a liderança no ranking histórico da prova, agora com dois troféus de vantagem sobre os rivais portistas [20] e oito sobre o Sporting [14].
Este triunfo vale ainda pelo feito inédito do Benfica em deter os títulos dos principais escalões de formação pela primeira vez na história do clube, tendo-se sagrado também campeões de juniores e iniciados.