Primeiro-ministro de Taiwan critica Pequim por novas proibições de importação

Agência Lusa , AM
11 dez 2022, 11:14
Su Tseng-Chang (Associated Press)

Em causa está um regulamento imposto por Pequim que exige que todos os exportadores de alimentos e bebidas alcoólicas para o continente sejam registados na alfândega chinesa

O primeiro-ministro de Taiwan, Su Tseng-chang, acusou este domingo a China de violar as regras do comércio internacional e de “discriminar” a ilha, depois de Pequim ter anunciado novas proibições de importação.

De acordo com o Ministério das Finanças de Taiwan, citado pela agência France-Presse (AFP), as autoridades alfandegárias chinesas “suspenderam repentinamente” as importações de certas bebidas alcoólicas da ilha, na sexta-feira.

O ministério disse que a medida se insere no âmbito de um regulamento imposto por Pequim, em 1 de janeiro, que exige que todos os exportadores de alimentos e bebidas alcoólicas para o continente sejam registados na alfândega chinesa.

O primeiro-ministro, Su Tseng-chang, acusou Pequim de quebrar as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) ao “decretar as suas próprias regras” e “interferir no comércio por meios administrativos”.

A China “é particularmente dura com Taiwan e discrimina-a”, disse o governante aos jornalistas, acrescentando que Taipé pretende recorrer à OMC para ajudar as empresas afetadas, acrescentou.

Os 23 milhões de habitantes de Taiwan vivem sob a constante ameaça de uma invasão de Pequim, que considera a ilha como uma das suas províncias a ser reconquistada e, se necessário, pela força.

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados