47 anos depois, Spielberg ainda se arrepende do impacto que o filme "Jaws" teve nos tubarões

CNN Portugal , MJC
19 dez 2022, 18:48
Steven Spielberg (AP)

Forma negativa como o filme retratava a espécie terá contribuído para tornar mais fácil a caça, levando a que a população destes animais diminuísse drasticamente

Meses depois de “Jaws - Tubarão” estrear nos EUA em junho de 1975, o thriller tornou-se o filme com maior receita de bilheteira de todos os tempos. E além de ser um êxito de bilheteira, também foi bem recebido pela crítica. Ainda hoje, os críticos  classificam o blockbuster realizado por Steven Spielberg, vencedor de três Óscares, incluindo o de melhor filme, como um dos títulos mais influentes da história do cinema.

Spielberg, no entanto, diz que ainda se preocupa com um outro legado de “Tubarão”. Em entrevista à BBC Radio, divulgada no domingo, o realizador confessou que se sente responsável pela aniquilação das populações de tubarões nas décadas que se seguiram ao lançamento do filme.

"Ainda penso que os tubarões estão de alguma forma zangados comigo pelo frenesim de caçadores malucos que apareceu depois de 1975", disse Spielberg, que tem agora 76 anos. "Realmente, arrependo-me disso”, acrescentou.

De acordo com um estudo publicado pela Nature, a população mundial de tubarões e raias diminuiu mais de 71% entre 1970 e 2018. Um estudo de 2013 estimou que 100 milhões de tubarões são mortos anualmente. No ano passado, a União Internacional para a Conservação da Natureza disse que 37% dos tubarões e raias estão ameaçados de extinção.

Alguns dizem que “Jaws” influenciou essa tendência. Chris Lowe, diretor do laboratório de tubarões da California State University, de Long Beach, explica ao Washington Post que o filme fez com que as pessoas vissem os tubarões como uma ameaça para os humanos. O filme "foi uma espécie de ponto de viragem”, diz Lowe. “Fez com que as pessoas pensassem muito negativamente sobre os tubarões, o que facilitou a caça em excesso.” “A palavra ‘tubarão’ tinha essa conotação, então as pessoas sentiam-se menos compelidas a protegê-los", explica.

Ao longo dos anos, investigadores documentaram algumas das representações negativas de tubarões em filmes como “Tubarão”. Um estudo de 2021 concluiu que 96% dos filmes de tubarão retratavam os animais como ameaçadores. No ano passado, o Museu de História Natural da Florida informou que os tubarões mataram 11 pessoas em todo o mundo.

No entanto, Gavin Naylor, que dirige o Florida Program for Shark Research, considera que “Tubarão” gerou um interesse nos tubarões que foi positivo e acredita que as pessoas teriam-nos caçado e vendido independentemente do filme. “Não acho que ele deva sentir-se mal por ter feito o filme", diz.

Naylor concorda que “Jaws” expandiu a popularidade dos tubarões, incluindo a procura por sopa de barbatana de tubarão na década de 1990. Mas, por outro lado, o filme tornou-se um bode expiatório para um problema que já existia. “As pessoas caçam tubarões há muito tempo”, observa Naylor. “E têm medo de tubarões há muito tempo."

Felizmente os estereótipos sobre os tubarões estão a diminuir nas últimas décadas, dizem os especialistas. “Não acho que o filme tenha atualmente o mesmo impacto que teve na minha geração”, diz Lowe sobre “Tubarão”. 

Relacionados

Artes

Mais Artes

Patrocinados