O E.T. tem uma casa nova. "A oitava maravilha do mundo" foi vendida por 2,4 milhões de euros

CNN , Toyin Owoseje
24 dez 2022, 11:00
ET (FlixPix/Alamy)

O modelo mecatrónico original do pequeno alienígena que foi a estrela, em 1982, do clássico de ficção científica de Steven Spielberg “E.T. - O Extra-Terrestre”, foi vendido por uns impressionantes 2,56 milhões de dólares (2,41 milhões de euros), segundo os organizadores do leilão.

O modelo foi criado por Carlo Rambaldi em 1981 (Julien's Auctions)

O modelo usado nas filmagens, criado pelo oscarizado mestre dos efeitos especiais Carlo Rambaldi, em 1981, foi a leilão como parte da venda “Icons and Idols: Hollywood” (Ícones e Ídolos: Hollywood, em tradução livre) realizada pela leiloeira Julien's Auctions e pela Turner Classic Movies. (A TCM, como a CNN, é propriedade da Warner Bros. Discovery)

“Considerada uma obra-prima da engenharia, esta figura única, com 85 pontos de articulação, é anterior ao advento dos efeitos CGI (Computer Graphic Imagery - Imagiologia Gráfica Computadorizada) na produção de filmes e foi projetada, desenvolvida e concebida em 1981”, lia-se na descrição do lote.

O E.T. antecedeu o advento do CGI (Julien's Auctions)

O alienígena de olhos grandes, cujos movimentos incluíam expressões faciais, movimentos do pescoço e o famoso apontar do dedo brilhante, foi criado por uma equipa de animadores recorrendo a elementos eletrónicos e mecânicos. Segundo a listagem do leilão, Spielberg descreveu o modelo do E.T. como “a oitava maravilha do mundo do cinema”.

Uma maquete do E.T., feita para Spielberg aprovar o design da personagem, também foi vendida por 125 mil dólares (117 mil euros), enquanto a bicicleta BMX Kuwahara, usada pela personagem Greg no filme, foi comprada por 115.200 dólares (108.508 euros). A venda de artigos relacionados com o E.T. coincide com o 40.º aniversário da estreia do filme.

“E.T. - O Extra-Terrestre”, protagonizado por Henry Thomas e Drew Barrymore, conta a história de um alienígena amigável que tenta voltar para casa depois de ficar preso num bairro dos subúrbios nos Estados Unidos.

A inocência infantil de E.T. derreteu corações no mundo inteiro, e o filme ganhou quatro Óscares na cerimónia de 1982, incluindo o de Melhores Efeitos Visuais. Segundo o site Box Office Mojo, até ao final de sua exibição nos cinemas, “E.T. - O Extra-Terrestre” arrecadou mais de 359 milhões de dólares (338 milhões de euros) em receitas de bilheteira, só nos Estados Unidos.

“Isso mostra que a compaixão humana é universal”, disse Thomas à CNN em outubro. “E todos a sentimos. Todos temos dentro de nós alguém que quer cuidar dos outros, certo? Acho que mostra isso. Remete-nos à nossa juventude."

Entre os mais de 1300 objetos de Hollywood que faziam parte da listagem do “Icons and Idols: Hollywood”, estava o cajado que Charlton Heston usou para separar o Mar Vermelho no clássico de Cecil B. DeMille "Os Dez Mandamentos", e que foi vendido por uns impressionantes 448 mil dólares (421 mil dólares). Um vestido preto de lã pertencente a Marilyn Monroe foi vendido por 256 mil dólares (241 mil euros).

Relacionados

Artes

Mais Artes

Patrocinados