Sandálias "bem usadas" por Steve Jobs vendidas por mais de 190 mil euros

CNN , Toyin Owoseje
19 nov 2022, 14:00
Sandálias de Steve Jobs vendidas por mais de 190 mil euros (Imagem Getty)

Quanto é que pagaria por um par de sandálias em segunda mão?

Alguém acabou de gastar mais de 200 mil dólares (191 mil euros) num par de sandálias Birkenstock usadas, que pertenceram e foram usadas pelo falecido cofundador da Apple, Steve Jobs, estabelecendo um recorde pelo preço mais alto alguma vez pago por um par de sandálias em leilão, de acordo com a casa de leilões.

As sandálias conservam a marca dos pés de Steve Jobs  (Imagem Julien's Auctions)

As sandálias modelo Arizona de camurça castanha do pioneiro da tecnologia, que se esperava que pudessem ser leiloadas por 60 mil dólares, foram vendidas por uns espantosos 218.750 dólares, quando o martelo da Julien's Auctions baixou, acompanhadas por um NFT.

Antes da venda, a casa de leilões californiana disse que as sandálias, descritas como “bem usadas”, mas ainda “intactas”, eram um marco do guarda-roupa do antigo CEO da Apple, nas décadas de 70 e 80. Steve Jobs morreu em 2011, devido a complicações de um cancro no pâncreas.

“A palmilha de cortiça e juta mantém a impressão dos pés de Steve Jobs, que ficou marcada após anos de utilização”, disse a casa de leilões no seu site.

As Birkenstock foram salvas do lixo por Mark Sheff, um antigo gestor da casa de Steve Jobs, durante uma das muitas limpezas do ícone da tecnologia, disse.

“Steve Jobs mudou o mundo não só com as suas inovações revolucionárias, mas também com o seu estilo de liderança empresarial e moda no uso de sandálias”, disse Darren Julien, CEO e fundador da Julien's Auctions, numa declaração à CNN, na segunda-feira. “Estas adoradas Birkenstock foram usadas por Jobs enquanto ele fazia história na criação do computador Apple e eram a imagem de marca do ícone da tecnologia.”

As sandálias foram leiloadas na venda pública “Icons and Idols: Rock 'n' Roll” da Julien's Auctions, que incluía recordações, vestuário, instrumentos musicais e joias de músicos e figuras da cultura pop, incluindo Elvis Presley, Kurt Cobain e John Lennon.

Em outubro do ano passado, um par de Nike Air Ships usado pela lenda do basquetebol Michael Jordan foi vendido por 1,47 milhões de dólares, quebrando o recorde do preço de venda mais elevado para um par de ténis em leilão.

Relacionados

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados