Portugal no top 30 mundial dos melhores países para startups. Saiba quais as melhores cidades para as criar

22 dez 2022, 14:17
Cidade de Lisboa (Horacio Villalobos/ Getty)

Portugal figura em 28.º lugar no ranking mundial dos melhores países para criar e desenvolver startups. Apesar do posicionamento, quase todas as cidades nacionais perderam lugares face à lista de 2021

Portugal ocupa o lugar 28 na lista dos 30 países, a nível mundial, mais propícios ao desenvolvimento de startups em 2022. As conclusões são do site comparador de serviços financeiros HelloSafe, com base em dados oferecidos pela Startup Blink no estudo Global Startup Ecosystem Map.

O ranking coloca Lisboa como a melhor cidade portuguesa para criar e desenvolver uma startup, mas o pódio nacional é partilhado com a cidade do Porto em segundo lugar, seguido de Braga em terceiro. O ranking é baseado em três critérios, nomeadamente a quantidade, qualidade e o ambiente de negócios.

 

No total, são sete as cidades portuguesas a integrar a lista das mil melhores do mundo, mas apesar da classificação, todas as cidades portuguesas perderam lugares no ranking mundial de 2021 para 2022, com exceção de Coimbra e Leiria. Lisboa continua a liderar o pódio nacional com a maior margem, apesar de ter perdido um lugar, sendo que o “ecossistema de startups em Lisboa” destaca-se pelo marketing e vendas, refere a HelloSafe. Já o Porto, cidade onde o mercado de startups tem um maior foco no e-commerce e retalho, recuou dois lugares no ranking mundial.

Coimbra foi a única cidade portuguesa a melhorar a sua posição mundial em 2022, tendo avançado um lugar para a 441ª posição. Funchal foi a cidade portuguesa que mais caiu no ranking global, tendo passado do 707º lugar em 2021 para o 949º em 2022, uma queda de 242 lugares. Por sua vez, Leiria também contraria a tendência nacional, ao passar a integrar a lista deste ano.

A nível mundial, as cidades com o melhor ambiente para a criação de startups ficam nos Estados Unidos, nomeadamente em São Francisco e Nova Iorque, sendo que Londres, no Reino Unido, figura em terceiro lugar.

Dentro do grupo das melhores cidades europeias, Lisboa ocupa a 17ª posição, sendo que o pódio é liderado por Londres, a cidade francesa de Paris e Berlim, na Alemanha. No entanto, no que toca aos melhores países da Europa, o destaque vai novamente para o Reino Unido, embora o segundo lugar seja ocupado pela Suécia, com a Alemanha em terceiro.

Segundo os dados da StartupBlink, Portugal conta com 332 startups, 5 aceleradoras, 37 espaços de coworking, 9 organizações e 2 líderes.

Relacionados

Empresas

Mais Empresas

Patrocinados