Exibição pálida e ineficaz resulta em oportunidade de triunfo desperdiçada
Terá ficado aquém do ambicionado a estreia do Sporting na «renovada» Youth League. Na tarde desta terça-feira, em Alcochete, os jovens leões resgataram um ponto para lá do minuto 90 (2-2), na receção ao Lille.
Num «onze» que conjugou jovens sub-19, sub-23 e da equipa B, os pupilos de Tiago Teixeira revelaram dificuldades de organização em bolas paradas, situações capitais para o desenrolar do encontro.
Recorde, aqui, a história deste jogo.
Apesar do começo equilibrado, os franceses inauguraram o marcador aos 11 minutos. Na sequência de um canto curto cobrado à esquerda, o defesa central Cossier agradeceu o espaço para cabecear, na pequena área.
De parada e resposta, o Sporting alcançou o empate aos 23m, pelo capitão Manuel Mendonça. Em jogada pelo corredor esquerdo, Afonso Moreira cruzou para o segundo poste, na procura de João Simões. Ainda que o extremo tenha errado o cabeceamento, Mendonça elevou-se para assinar nova igualdade.
Sob olhar de Rúben Amorim, Hugo Viana e Frederico Varandas, os jovens leões assumiram a iniciativa de construção, mas sem engenho para completar a reviravolta.
⏸ Tempo de intervalo em Alcochete com tudo empatado a uma bola.
⚽ Manuel Mendonça
🟢 1-1 🔴 // #SCPLOSC #UYL pic.twitter.com/EbSPGEg9Mq
— Sporting CP (@SportingCP) September 17, 2024
Antes do reatar da partida, Tiago Teixeira procurou reformular as dinâmicas ofensivas, trocando Ivanildo Mendes e Gabriel Silva por Grombahit e Gabriel Melo.
Ainda assim, o Lille replicou a boa entrada e atingiu nova vantagem. Ainda que o guardião Miguel Gouveia tenha brilhado aos 47m, nada poderia fazer aos 62m.
⏱ 66’ | La joie du buteur 😍
— LOSC Academy (@loscacademy) September 17, 2024
1⃣ - 2⃣ #SCPLOSC pic.twitter.com/W8iq70iGNk
De novo na sequência de um canto à esquerda, desta vez foi Ayodele a cabecear com carimbo de golo (1-2).
Entre trocas, o Sporting adiantou unidades, mas viu em Samy Merzouk um muro. O guarda-redes francês, de 17 anos, travou as sucessivas investidas dos anfitriões.
Do outro lado, e face ao adiantamento dos leões, o Lille procurou sentenciar a partida. Em cima do minuto 90, Miguel Gouveia quase foi traído pela própria confiança. Ao abordar um remate à figura, o guardião viu o esférico escapar das mãos, embatendo no poste.
No derradeiro lance, aos 90+7m, a turma de Tiago Teixeira resgatou um ponto. O livre cobrado à esquerda encontrou a cabeça de Gabriel Melo. Ainda que o esférico tenha sido desviado para a trave, Eduardo Felicíssimo forçou o empate.
Numa fase com três jogos em casa, os jovens do Sporting regressarão à ação europeia nos Países Baixos, ante o PSV, na tarde de 1 de outubro (13h).
Nesta edição da Youth League, os leões jogarão no reduto do Sturm Graz, receberão Man. City e Arsenal, e visitarão o Club Brugge, a 10 de dezembro.