Uma malagueta nórdica por limar: o legado de Harder no Sporting

2 set, 11:15
Conrad Harder com a Taça de Portugal (JOSÉ SENA GOULÃO/EPA)

Corpulento, pressionante e insaciável, o avançado dinamarquês esbarrou na sombra de Gyökeres e Suárez, procurando a afirmação na Alemanha. Ainda assim, revelou-se decisivo na despedida de Ruben Amorim e na final do Jamor

A 2 de setembro, o Sporting anunciou a contratação de Conrad Harder, a troco de 19 milhões de euros, num negócio com os dinamarqueses do Nordsjaelland a apontar aos 22 milhões de euros. Volvido um ano, o ponta de lança dinamarquês, de 20 anos, deixou Alvalade.

Os dados do SofaScore – parceiro estatístico do Maisfutebol – deixam claro que Harder nunca saiu da sombra, ora de Viktor Gyökeres, ora de Luis Suárez. Ainda que combativo, o jovem avançado manteve o perfil que trazia do Nordsjaelland, ainda que a ambição culminasse em decisões precipitadas e despiques desnecessários. Mas, nem tudo foi mau.

Nos 52 jogos de leão ao peito, 15 dos quais a titular, Harder teve na final da Taça de Portugal, ante o Benfica (3-1, após prolongamento), o principal cartão de visita. Lançado por Rui Borges aos 75 minutos, completou a reviravolta aos 99 minutos e assistiu Trincão aos 120+1m.

No princípio deste ciclo, a 10 de novembro – na despedida de Ruben Amorim – o nórdico evidenciou-se noutra reviravolta, em Braga (4-2). Entrou em cena aos 56 minutos e marcou aos 89 e 90+4 minutos. Estava claro que havia potencial para suceder a Gyökeres e até jogar ao lado do “goleador mor”.

Todavia, a “febre” sueca encurtou as oportunidades do dinamarquês, que registou média de 32 minutos em campo ao cabo de 52 partidas. Neste verão, o Sporting contratou Luis Suárez, experiente colombiano com via verde para a titularidade.

Ora, em 2025/26, Harder foi titular na Supertaça, disputando 68 minutos. No campeonato, marcou frente ao Nacional na Choupana (4-1), mas começou sempre como suplente, acumulando 58 minutos em quatro jornadas.

Após a derrota na receção ao FC Porto, Harder perspetiva o ciclo pelos leões com 12 golos e sete assistências, numa média de 88 minutos para marcar ou assistir. Possante e insaciável – fixado no meio-campo ofensivo – flete para a esquerda para visar a baliza contrária.

Como noticiado pelo Maisfutebol, o Sporting aceitou as propostas de Milan e Rennes por Conrad Harder, ligeiramente acima dos 25 milhões, mas as negociações não alcançaram bom porto. Por isso, o Leipzig avançou e selou a transferência em 26 milhões. Assim, o Nordsjaelland vai encaixar cerca de 6 milhões, a juntar aos 19 pagos pelos leões há um ano.

Relacionados

Sporting

Mais Sporting

Mais Lidas