Sporting: os dados que mostram que a goleada ao Man City é para a história

6 nov, 09:00
Ruben Amorim e Pedro Gonçalves abraçados após a vitória do Sporting ante o Manchester City (JOSÉ SENA GOULÃO/Lusa)

De Gyökeres à incrível coincidência das reviravoltas dos leões na Champions, goleada por 4-1 entra para as maiores vitórias do clube na prova e acaba com sequência recorde dos azuis de Manchester

Alvalade viveu, na terça-feira, uma das noites mais épicas da história do Sporting nas competições europeias.

O Sporting não só venceu a uma das melhores equipas do mundo, o Manchester City, como o fez de forma expressiva: 4-1. Gyökeres fez hat-trick, Maxi Araújo também marcou e os leões deram a volta a um marcador desatado cedo por Phil Foden. Pelo meio, Erling Haaland desperdiçou um penálti, rematando à trave.

E se os 4-1 do Sporting ao Manchester City, no último jogo de Amorim em Alvalade ao comando dos leões – despede-se em Braga – são históricos, há também muita, mas mesmo muita história a bater no triunfo do Sporting nesta gloriosa noite de 5 de novembro de 2024.

Do hat-trick de Gyökeres às três derrotas seguidas do City, passando pela lista de maiores vitórias do Sporting na Champions. Mergulhemos na história.

Terceira reviravolta do Sporting na Champions

Desde a designação de Liga dos Campeões em 1992/93, esta foi a terceira vitória com reviravolta do Sporting na Liga dos Campeões. E se, como disse Amorim no fim do jogo, «estava escrito que tinha de ser assim», assim também se deu uma incrível coincidência: foi há precisamente 10 anos que o Sporting conseguiu a última. Outro 5 de novembro para a história, portanto.

Reviravoltas do Sporting na Champions:

10 dezembro 1997: Sporting-Lierse, 2-1
(César Ramírez, 47’, Bruno Marioni, 67’; Philip Haagdoren, 27’)

5 novembro 2014: Sporting-Schalke, 4-2
(Naby Sarr, 26’, Jefferson, 52’, Nani, 72’, Slimani, 90+1’; Slimani, 17’ (p.b), Dennis Aogo, 88’).

5 novembro 2024: Sporting-Man City, 4-1
(Gyökeres, 37’, 49’ (g.p), 80’ (g.p), Maxi Araújo, 46’; Phil Foden, 4’).

Na lista das maiores vitórias (na Champions e ante ingleses)

Este triunfo entra também para a lista que é agora das seis maiores vitórias dos leões na prova, por quatro e três golos de diferença. E vai também para o lote das maiores noites europeias dos leões ante equipas inglesas. Os mais velhos poder-se-ão lembrar dos 5-0 ao Manchester United em 1964, os mais novos talvez do 4-1 ao Newcastle em 2005, ou do 3-0 ao Everton em 2010 (a noite do célebre golo de Matías Fernández, numa finta que era para ser um passe, como o próprio revelaria mais tarde).

Maiores vitórias do Sporting na Champions:

7 setembro 2022: Eintracht Frankfurt, 0-3
(Edwards, 66’, Trincão, 67’, Nuno Santos, 83’)

3 novembro 2021: Sporting-Besiktas, 4-0
(Pedro Gonçalves, 31 (g.p), 38’, Paulinho, 41’, Sarabia, 56’)

19 outubro 2021: Besiktas-Sporting, 1-4
(Larin, 24’; Coates, 16, 27’, Sarabia, 44 (g.p), Paulinho, 89’).

12 dezembro 2007: Sporting-Dínamo Kiev, 3-0
(Polga, 35 (g.p), João Moutinho, 67’, Liedson, 88’)

17 setembro 1997: Sporting-Mónaco, 3-0
(Oceano, 3’, Hadji, 8’, Leandro Machado, 65’)

Gyökeres a um golo de Liedson (e como Liedson e Jardel)

Com os três golos apontados ao Manchester City, Gyökeres tornou-se o primeiro jogador a fazer um hat-trick pelo Sporting na Champions.

O sueco, que acabou o dia no topo da lista dos melhores marcadores, com os mesmos cinco golos do que Harry Kane, igualou Nani como o segundo melhor marcador do Sporting na história da prova e está a apenas um golo de Liedson, o melhor marcador de sempre do clube na Champions, com seis golos.

Ora, e por falar em Liedson, Gyökeres tornou-se o terceiro jogador do Sporting neste século a fazer hat-trick pelos leões nas provas da UEFA. Depois de Liedson e Jardel.

O último foi há 15 anos, a 17 de setembro de 2009, dia do segundo de dois hat-trick de Liedson pelo Sporting nas competições europeias. Foi para a Liga Europa, tendo feito os três golos da vitória por 3-2 em Heerenveen. A 25 de novembro de 2004, fez hat-trick na Geórgia, na vitória por 4-0 ante o Dínamo Tbilisi. O outro golo foi de... Hugo Viana, diretor-desportivo do Sporting e futuro do Manchester City.

Jardel também fez hat-trick pelo Sporting este século na extinta Taça UEFA, a 1 de novembro de 2001, na goleada por 6-1 ao Halmstads.

Gyökeres junta-se ainda a Evanilson e Brahimi (ambos pelo FC Porto) e a João Mário (Benfica) como o quarto jogador a marcar hat-trick por clubes portugueses na Champions.

Gyökeres na lista de hat-tricks da época

E, ainda falando em Gyökeres, o sueco juntou-se à lista que, para já, é de seis jogadores que, esta época, já fizeram hat-trick na Liga dos Campeões.

Harry Kane: Bayern, Dínamo Zagreb, 9-2
Karim Adeyemi: Borussia Dortmund-Celtic, 7-1
Vinícius Júnior: Real Madrid-Borussia Dortmund, 5-2
Raphinha: Barcelona-Bayern, 4-1
Luis Díaz: Liverpool-Bayer Leverkusen, 4-0
Viktor Gyökeres: Sporting-Manchester City, 4-1

Terceira vez que o City de Guardiola perde três jogos seguidos

E se do lado do Sporting há vários dados históricos pela positiva, para o City nem tanto. À nona época no clube, é a terceira vez que Pep Guardiola passa por uma rara sequência: três derrotas seguidas.

A primeira foi em 2017/18, em abril de 2018, numa semana marcada pela derrota caseira no dérbi de Manchester e pela eliminação nos quartos de final da Liga dos Campeões. O City perdeu por 3-0 em Liverpool e sairia de cena na Champions ao perder por 2-1 com os reds, em casa. Pelo meio, no Etihad, foi derrotado pelo Manchester United (2-3).

A segunda vez foi de uma época para a outra, com três derrotas por 1-0. Depois de perder a final da Champions para o Chelsea, no Dragão, no fim da época 2020/21, o City entrou na época 2021/22 a perder a Supertaça para o Leicester e ante o Tottenham no arranque da Premier League.

Agora, e após derrotas por 2-1 ante Tottenham (eliminação da Taça da Liga) e Bournemouth (2-1 para a Premier League), o Sporting provoca nova edição da sequência negativa.

Leão põe ponto final ao recorde do City na Champions

O Manchester City, que na jornada anterior (5-0 ao Sparta Praga) estabeleceu um novo recorde de jogos seguidos sem perder na história da Liga dos Campeões, ficou-se pelo recorde de 26 jogos (tinha passado os 25 do Man United). Obra do leão, que provocou a primeira derrota aos citizens na Champions desde que, há dois anos e meio, a 4 de maio de 2022, o Real Madrid venceu o City no Bernabéu por 3-1, após prolongamento.

Relacionados

Sporting

Mais Sporting

Mais Lidas

Patrocinados