Ruben Amorim é o quinto treinador mais jovem a conquistar o título

12 mai 2021, 00:18
Ruben Amorim (Sporting CP)

O segundo mais jovem da história do Sporting

36 anos, três meses e 15 dias. É com esta idade exata que Ruben Amorim festeja o título com o Sporting, o que faz dele o quinto treinador mais jovem a sagrar-se campeão português.

O recorde continua a pertencer a Mihaly Siska, o húngaro que tem uma história curiosa. Contratado pelo FC Porto com 18 anos, venceu dois campeonatos como guarda-redes. Apesar de ganhar mil escudos como jogador, uma fortuna na época, ainda trabalhava na sociedade de vinhos Borges & Irmão.

Após deixar a carreira de jogador, tornou-se treinador no Progresso e mais tarde no F.C. Porto, onde ganhou dois títulos seguidos (1939 e 1940).

A maior curiosidade é nasceu em 1906, mas não se sabe muito bem o dia. Os únicos registos apontam para 4 de Janeiro, o que significa que foi campeão (pela primeira vez) com 33 anos e 109 dias.

O segundo treinador mais jovem de sempre a sagrar-se campeão fê-lo ao serviço do Sporting, tal como agora Amorim: Juca conduziu a equipa leonina à conquista de 1961/62, com 33 anos e 134 dias.

Juca começou essa temporada na equipa de juniores, foi chamado e meio do para substituir o mítico Otto Glória e garantiu o título na última jornada, numa vitória sobre o Benfica (3-1), enquanto o F.C. Porto perdia na Cidade-Berço para o V. Guimarães.

A fechar o pódio aparece André Villas-Boas, outro campeão com 33 anos, mas neste caso com mais 161 dias, quando levou o FC Porto ao título de 2010/11.

Antes de Ruben Amorim ainda aparece Sven-Goran Eriksson, que foi campeão no Benfica (82-83) quando tinha acabado de fazer 34 anos, naquela que foi a primeira época do sueco em Portugal.

Sporting

Mais Sporting

Patrocinados