Autocarro axadrezado sem bateria para leão insaciável
Aquando da apresentação como treinador do Boavista, o escocês Stuart Baxter desafiou Gyökeres a superar o «autocarro» montado para a visita do Sporting ao Bessa. Todavia, na noite deste domingo, o sueco transformou a casa dos axadrezados num parque de diversões, superando os adversários em velocidade e sendo protagonista em várias zonas do relvado.
Para este encontro da 31.ª jornada da Liga, Rui Borges manteve Pote entre os titulares. Face ao triunfo nas meias-finais da Taça de Portugal, o timoneiro dos leões apostou em Eduardo Quaresma, Geny Catamo e Maxi Araújo, em detrimento de St. Juste, Fresneda e Matheus Reis.
Entre os anfitriões, Baxter apenas operou uma troca face ao triunfo frente ao Farense, apostando em Moussa Koné para o lugar do castigado Seba Pérez.
Recorde o desenrolar deste encontro.
A entrada a todo o gás permitiu adivinhar um leão de garras e dentes bem afiados. Nada mais certo. Depois do ensaio de Trincão ao terceiro minuto, Gyökeres elevou a festa em curso nas bancadas pintadas de verde e branco.
O relógio decalcava o sexto minuto quando Maxi Araújo acelerou pela esquerda e, ao primeiro poste, encontrou a antecipação de Gyökeres, que superou a muralha de Vaclík. A débil coesão defensiva do Boavista viria a ser uma constante, tal como o domínio leonino.
Gyökeres a finalizar ao primeiro poste 🎯 #sporttvportugal #LIGAnasporttv #ligaportugalbetclic #BoavistaFC #SportingCP #betanolp pic.twitter.com/SW0cb1jHGn
— sport tv (@sporttvportugal) April 27, 2025
Num raríssimo momento de reação, Miguel Reisinho cabeceou à barra na sequência de um canto cobrado à direita. Então decorridos 12 minutos, o Boavista não conseguiu outra oportunidade idêntica.
Já o Sporting, seguiu na mó de cima. Contando com Pote, Gyökeres, Trincão, Geny e Maxi Araújo como a linha de pressão mais adiantada, a primeira parte desenrolou-se nas imediações da área de Vaclík.
Vaclík defendeu esta 🚲 de Gyökeres #sporttvportugal #LIGAnasporttv #ligaportugalbetclic #BoavistaFC #SportingCP pic.twitter.com/2H7hCH8bd8
— sport tv (@sporttvportugal) April 27, 2025
Entre oportunidades para Pote e Gyökeres, o avançado sueco voltou a dar espetáculo à passagem dos 45+1m. Na sequência de um passe de Trincão pelo meio, este «animal competitivo» - como descreve Rui Borges – venceu Abascal em velocidade, ajeitou o esférico e disparou para o bis.
Assim, no caminho para os balneários, o epicentro da festa leonina gritava por Gyökeres, enquanto o sueco cerrava os punhos.
Consulte os destaques individuais deste encontro.
Gyökeres ampliou a vantagem do Sporting em cima do intervalo 💣 #sporttvportugal #LIGAnasporttv #ligaportugalbetclic #BoavistaFC #SportingCP #betanolp pic.twitter.com/aKTfu8m0fu
— sport tv (@sporttvportugal) April 27, 2025
Uma fome insaciável
Apesar das entradas de Bozenik e Ariyibi – para os lugares de Van Ginkel e Moussa Koné – o Boavista nunca se revelou organizado, pelo que raramente foi capaz de pensar uma investida ofensiva. Entre os visitantes, a entrada de Quenda ao intervalo – para gestão de Pote – permitiu a Rui Borges manter a pressão sobre a área axadrezada.
Enquanto alguns adeptos ainda retomavam os lugares, Gyökeres agradeceu a desistência dos anfitriões para consumar o hat-trick. De novo servido por Trincão – que atingiu as 14 assistências na Liga – o artilheiro sueco enviou o esférico por entre as pernas do inconformado Vaclík. Estavam decorridos 50 minutos.
Três vezes Gyökeres 🔥#sporttvportugal #LIGAnasporttv #ligaportugalbetclic #BoavistaFC #SportingCP #betanolp pic.twitter.com/L5jKlumXan
— sport tv (@sporttvportugal) April 27, 2025
Entre trocas, Gyökeres viu o guardião do Boavista travar novas oportunidades. O checo foi o menos culpado pela goleada, uma vez que nunca foi protegido. E o minuto 57 foi prova de tal.
Ao travar novo "míssil" de Gyökeres, Vaclík nada pôde fazer para impedir o segundo golo na Liga de Maxi Araújo, completamente sozinho na área.
Maxi Araújo fez o quarto do Sporting 🫡 #sporttvportugal #LIGAnasporttv #ligaportugalbetclic #BoavistaFC #SportingCP #betanolp pic.twitter.com/uGXg2tpOsA
— sport tv (@sporttvportugal) April 27, 2025
Até final, a festa nas hostes leoninas gelou o Bessa, adormecido e entristecido por esta noite. Para piorar, aos 90+3m, Harder entrou na área, pela esquerda, e apontou ao coração do retângulo, onde acenava Gyökeres. Bastou encostar.
E assim se conta um importante capítulo da estupenda época deste sueco, que, pelo Sporting, leva 52 golos, 38 dos quais na Liga. Impressionante. No Bessa, não só superou Bas Dost como o melhor marcador estrangeiro europeu pelo Sporting, como subiu à liderança da Bota de Ouro.
A goleada permite ao Sporting regressar à liderança da Liga, com 75 pontos, igualado pelo Benfica (2.º). Segue-se a receção ao Gil Vicente (14.º), na noite de domingo (20h30).
Para esse encontro, Rui Borges não vai contar com Diomande, enquanto Matheus Reis e Hjulmand estão em risco de falhar o dérbi com o Benfica.
Quanto ao Boavista, retoma o trilho dos desaires e é 18.º e último, com 21 pontos, igualado pelo Farense. Enquanto o lugar de play-off está a três pontos, a turma de Baxter centra atenções na visita ao AVS (16.º). Esta “final” está agendada para a noite de 5 de maio (20h15).