Apesar da conjuntura atual marcada por lesões no eixo central da defesa, o comentador da CNN Portugal Nuno Farinha acredita que a "ideia trabalhada está à frente de tudo" e que Ruben Amorim não vai abdicar da linha de três centrais. Agora, resta saber onde vai o técnico encontrar as soluções
O Sporting recebe este sábado, em Alvalade, o Casa Pia. No ano passado esta deslocação dos Gansos acabou numa goleada por 8-0 e, perante o cenário atual, "obviamente que há favoritismo absoluto, total, da parte do Sporting", considera o comentador da CNN Portugal Nuno Farinha.
Desvalorizando qualquer possível eco negativo resultante do empate (1-1) com o PSV, jogo que ficou marcado pela quantidade atípica de escorregadelas dos jogadores leoninos que tanta tinta fizeram correr, Ruben Amorim, na conferência de antevisão, voltou a tocar no tema para garantir que vão "tentar não escorregar". O treinador referiu ainda que analisou as imagens e concluiu que "não há relação" entre as quedas e os pitons escolhidos pelos jogadores.
"Quando há estes casos sou eu que os começo, falei nas botas sem saber completamente quem é que tinha botas de alumínio", explicou, dando como exemplo o caso de Morita que tinha pitons de borracha e não escorregou uma única vez.
Nuno Farinha acredita que "o Sporting não vai ter grande dificuldade em furar o sistema defensivo do Casa Pia" mesmo sem cinco peças fulcrais: Pote, Edwards, Matheus Reis, St. Juste e Diomande. Sobre o quinteto, Amorim confirmou que são baixas certas e alertou também que "Quaresma ainda não curou bem" e "o Inácio está com algo muito chato", sem adiantar detalhes, mas garantindo que ambos estarão na convocatória.
"Obviamente que o Sporting não vai ganhar sempre, mas acho que não é contra o Casa Pia. O Casa Pia vem de quatro jogos sem perder, um ótimo registo, e acho que dificilmente até o próprio João Pereira pensaria que seria possível. Contudo, vai apanhar o Sporting na pior altura. Vem aqui depois de um empate na Champions, é verdade, mas no campeonato tem um registo impressionante: 100% limpo, 100% de pontos e muitos golos - e ainda jogadores que estão em integração como é o caso do Harder, que é questão de tempo até se perceber que o Sporting acertou nesta contratação", explica Nuno Farinha.
Linha de três mantém-se nem que seja com juniores
Os leões vão entrar em campo com mais 13 pontos do que o Casa Pia, mas com as contas apertadas no eixo central da defesa. Os defesas-centrais Matheus Reis, St. Juste e Diomande estão lesionados, Eduardo Quaresma e Gonçalo Inácio ainda em dúvida e, assim sendo, Debast é o único central do plantel leonino totalmente apto. Para além destes, Amorim tem ainda à disposição Ricardo Esguaio e Fresneda, ambos laterais direitos, mas que já foram anteriormente adaptados como o central mais à direita da tática do treinador.
Apesar da súbita escassez de centrais, Nuno Farinha acredita que Amorim vai manter o sistema tático assente em três jogadores no eixo central da defesa mesmo que para isso tenha de recorrer a jovens atletas, como aconteceu no jogo frente ao AFS em que os defesas Bruno Ramos e Miguel Alves, com 19 e 18 anos, foram chamados para o banco de suplentes. "Basta lembrar tudo o que Amorim já fez no que diz respeito à aposta em miúdos. O Quenda é um bom exemplo para se perceber que se houver necessidade não tenho dúvida nenhuma de que poderá lançar mais um jogador para manter a ideia da linha de três", explica o comentador da CNN Portugal.
"A ideia trabalhada está à frente de tudo. O primado de Amorim é esse mesmo todo. É a sua ideia de jogo, a sua proposta e, por isso, não acredito que não vá desfazer a linha de três centrais", argumenta.
Para além dos defesas, surgem ainda no boletim clínico leonino Pedro Gonçalves e Edwards que já falharam os jogos com o Estoril Praia e PSV.
Contudo, do lado do Casa Pia, o cenário é idêntico. O treinador João Pereira não vai poder contar com Henrique Pereira, de fora, Kiki Silva, com problemas num joelho, Duplexe Tchamba, que tem uma lesão muscular, Clau Mendes, com uma entorse, e o internacional José Fonte também não deverá ir a jogo.
O Casa Pia que está no 8.º lugar da classificação com oito pontos quer aproximar-se do Famalicão (12 pontos) e evitar ser ultrapassado pelo AFS e Moreirense, ambos em igualdade pontual com o emblema lisboeta.
Já o Sporting permanece como líder isolado do campeonato, com mais três pontos do que FC Porto e com uma distância de cinco pontos para o terceiro classificado, Benfica. O emblema leonino mantém-se como a equipa com o melhor ataque (25 golos marcados) e com a melhor defesa, apenas dois golos sofridos. Para isso têm contribuído Viktor Gyökeres, que é o melhor marcador da competição com 10 golos - o dobro do segundo melhor marcador, Galeno, do FC Porto -, e Francisco Trincão que, a par de Francisco Moura do FC Porto, são os jogadores com mais assistências desta época, ambos com quatro passes para golo nas estatísticas.
Histórico de confrontos
Na última temporada, o Sporting goleou o Casa Pia por 8-0, em Alvalade, na jornada 19. Mas a veia goleadora do leão é um padrão na história de confrontos entre os dois emblemas, havendo mesmo dois jogos que acabaram com um 10-0 a favor da equipa verde e branca, em 1937 e 1938. Em termos de golos, as estatísticas tendem largamente para o lado do leão, que já faturou 147 tentos, enquanto o Casa Pia apenas marcou 40.
Desde que há registo, o Sporting apenas perdeu três e empatou em sete ocasiões frente ao Casa Pia, sendo que venceu nos restantes 30 jogos, ou seja, 75% das vezes.