Base/extremo formado no FC Porto encerra ciclo em Espanha
Francisco Amarante está de regresso a Portugal, pela porta do Sporting. O base/extremo, de 25 anos, deixou o FC Porto em 2023, rumando à II Liga de Espanha, onde representou o Oviedo.
Ainda que o percurso de Francisco Amarante tenha ficado marcado por uma grave lesão, há um ano, o internacional português recuperou e retomou a melhor versão nos últimos meses. Por isso, encerrou a temporada com médias de seis pontos, duas assistências e quatro ressaltos, em 37 jogos.
O Oviedo terminou no 10.º lugar, a um ponto da zona de playoffs.
Natural da Gafanha da Nazaré, Francisco Amarante cresceu no clube natal até 2015, quando integrou a formação do FC Porto. Rapidamente se evidenciou e fez a estreia pela equipa principal em 2018.
Desde então, conquistou a Taça da Liga (2020) e a Supertaça (2019). Em 2022, Francisco Amarante foi considerado o melhor jovem da Liga.
Numa fase em que pensa na estreia no Eurobasket, em agosto, o base / extremo junta-se a Diogo Ventura e André Cruz, que encabeçam o lote nacional no plantel leonino.
«Sinto-me muito bem. É bom voltar ao meu país, gosto de cá estar e acho que a Liga tem vindo a crescer. O Sporting é um dos grandes clubes e quero estar sempre nos grandes palcos. Motivou-me muito também a questão de ser um projeto em reconstrução», disse Amarante, aos meios do novo clube.
De recordar que o Sporting anunciou, esta semana, a saída de nove atletas. Ao leme vai continuar Luís Magalhães, de 67 anos, um dos treinadores mais titulados da modalidade em Portugal.
🗣️ "É um prazer e uma sorte poder representar este clube. O Sporting CP é um dos grandes clubes em Portugal e eu quero estar sempre nos grandes palcos" - Francisco Amarante 🦁 #BasquetebolSCP
Declarações completas 👉 https://t.co/BCUVjbdeOn pic.twitter.com/R1nW26y6qN
— Sporting CP - Modalidades (@SCPModalidades) June 27, 2025
