Clube vai ter de pagar 20 mil euros de multa e fica em suspenso nova condenação semelhante
O Sporting vai jogar a Leipzig sem adeptos, depois de o Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA ter proibido o clube português de vender bilhetes para o próximo jogo fora na Liga dos Campeões.
De acordo com o comunicado do organismo que regula o futebol europeu, as tochas atiradas no jogo de Bruges, na última jornada da Liga dos Campeões, vão fazer com que se cumpra a condenação de 2 de março de 2023, na qual o clube de Alvalade tinha sido condenado pelas mesmas infrações a uma pena suspensa que agora se vai cumprir.
A razão - "acender e atirar tochas" - resulta na "proibição de o Sporting Clube de Portugal vender bilhetes aos seus adeptos no próximo jogo de uma competição da UEFA". Ora, esse jogo acontece a 22 de janeiro, em Leipzig, e poderá ser decisivo para o futuro dos leões, que ainda têm tudo em aberto para qualquer cenário no novo formato da Liga dos Campeões: ficar entre os oito primeiros e passar diretamente aos oitavos de final, ficar entre 9.º e o 24.º lugar e ir ao playoff ou ficar abaixo disso e ser eliminado.
Os atos realizados pelos adeptos do Sporting naquele mesmo jogo obrigam ainda o clube de Alvalade a pagar 20 mil euro de multa, sendo que os leões voltam agora a ter nova sentença suspensa.
Ou seja, além de cumprir um jogo sem adeptos em Leipzig, o Sporting fica em risco de voltar a cumprir castigo semelhante nos próximos dois anos, de acordo com a sentença. Na prática, se os adeptos voltarem a incorrer em infrações, o Sporting tem novo jogo sem adeptos nas provas da UEFA.
O Sporting tem ainda dois jogos na fase de grupos da Liga dos Campeões. Além da visita a Leipzig, joga-se a 29 de janeiro a última jornada, com o Bolonha. Vencendo na Alemanha os leões garantem, desde logo, o apuramento para o play-off, podendo continuar a sonhar com a passagem direta.